Cartas da Amazônia 16

Oi mãe,

Eu não entrei em contato antes porque o celular estava fora do ar. A comunicação aqui na Amazônia é bem difícil. Na verdade tudo é muito diferente do resto do Brasil.

Mas, graças a Deus que tudo foi bem na viagem de navio que eu fiz entre Belém e Manaus. Foi uma viagem fantástica, cheia de coisas legais e umas outras nem tanto.

Quando cheguei em Belém achei o clima bem quente, estava chovendo, e fui direto pro porto, pois não queria perder o navio.

A entrada no navio foi tranquila. Fui pro meu quarto, com outra mulher e relaxei um pouco. A saída do porto foi boa, e já fui logo tirando fotos para enviar para você e pras minhas amigas.

No decorrer da viagem teve oportunidade de conhecer pessoas de várias cidades e comunidades ribeirinhas com nomes bastante curiosos. Alguns nomes aparentemente lhe soavam como de origem em línguas indígenas. Outros nomes de cidades lhe faziam crer que suas origens fazem referências à cultura dos colonizadores europeus que estiveram na região. Nós paramos na Ilha de Marajó, em duas cidades, Breves e Gurupá.

A passagem pela Ilha de Marajó foi encantadora. Eu nunca tinha visto algo tão belo e majestoso. O tempo todo eu fiquei olhando aquele mar de água, os botos dando cambalhotas e saltando alto acima da flor d’água, as casinhas na beira do rio, as dezenas de canoas e lanchas cruzando por nós, a majestosa floresta ... tudo tão encantador!!!

Contudo, numa noite bastante escura, daquelas que não é possível ver a lua e nenhuma estrela, a embarcação foi pega por uma grande tempestade. O vento forte e as águas agitadas jogavam o navio de um lado pro outro. As ondas gigantes batiam na lateral do navio fazendo muito barulho. Os trovões deixaram todo mundo em pânico. As mulheres começaram a gritar e o choro angustiante dos bebês e das crianças de colo tomou conta do ambiente. A tripulação toda estava em pânico, e eu mais com certeza estava mais assustada de todas. Mas, graças a Deus, foi só um susto. No final a tempestade passou e a viagem prosseguiu tranquila até o fim.

Enfim, após aquela viagem aparentemente interminável, chegamos em Manaus. A chegada ocorreu bem cedo, juntamente com o brilhar dos primeiros raios de sol. Nessa hora matinal vários bandos de pássaros cruzavam os céus, cantando graciosamente, o que foi pra mim uma boas-vindas da natureza exótica desse lugar.

A atracagem da embarcação no porto foi um momento de bastante agitação e barulho. Diferentemente do que muita gente imagina a manobra que o navio realiza para ancorar não é nada tranquila; na verdade é precedida de uma agitação tremenda. Os passageiros se movimentam rapidamente, recolhendo suas redes e pertences, falando em voz alta e puxando as crianças pelos braços para que elas não sejam pisoteadas no meio do tumulto que se segue.

Do mesmo jeito, no porto também aconteceu uma grande confusão. À medida que o navio se aproxima muitos homens em terra se agitam – todos querendo garantir o primeiro lugar para entrar no navio. Essa movimentação chega a assustar quem não entende o que se passa. Duas ou três dúzias de homens competindo para entrar rapidamente no navio com objetivo de ganhar algum trocado carregando as bagagens.

Aqui na Amazônia é assim. O transporte de cargas e mercadorias ainda é feito de forma rudimentar. Eles pegam os volumes e transportam em pequenas carroças puxadas por um ou dois trabalhadores, o que remete nossa imaginação àquelas cenas de filmes antigos.

Viajar é maravilhoso, ainda mais para um lugar tão especial como o Norte do Brasil, que é um lugar selvagem, preservado desde os tempos da colonização.

A Lucinha, então, ia amar estar aqui. Ela gosta tanto de bichos, plantas, de estar em contato com a natureza. Aqui era o lugar perfeito pra ela visitar. Pena que ela não pode vir comigo nessa viagem.

Enfim, cheguei no coração da floresta!!! Na maior metrópole da selva amazônica. Vou aproveitar cada dia aqui da melhor forma. Estou registrando tudo em fotos e vídeos. Tenho certeza que vou ver e aprender muito coisa diferente. E vou manter todos vocês bem informados. Estou com saudades de todos!!!

Um beijo mamãe ...

Manaus – AM, 22 de março de 2014.

Andrezza Mascarenhas

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Março de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 23/03/2014
Reeditado em 23/03/2014
Código do texto: T4740488
Classificação de conteúdo: seguro