Carta a David Luiz e ao Povo Brasileiro, 

Quando um menino chora...
A mãe consola!
Toda mulher, toda mãe se sensibiliza quando um menino chora. Também a mãe-pátria Brasil não é indiferente às lágrimas de David Luiz e, em seu pranto, acolhe a dor de todos os filhos brasileiros que choram a perda da Copa.
Mas, sabes filho, hoje quero conversar contigo sobre o teu sofrer e dizer-te: Pares, não chores mais...
Não chores mais David Luiz, não foi possível reerguer-se daquele dia fatídico e fazer diferente com os holandeses, que fazer, a vida é assim... nada fácil!
Levante a cabeça e sigas. Não ignores os fatos, aprenda com eles, sem autoflagelar-se. Sabes filho, passei estes dias lamentando a perda, ouvindo, lendo, refletindo sobre o que se comenta nesse momento, e quero partilhar contigo algumas coisas...
Veja David Luiz, os inconformados apontam os altos salários e óbvio, esperavam melhores resultados. Sim, vocês possuem altos salários e poderiam render mais, mas pergunto: foram vocês os mentores desse mega sistema em prática no mundo futebolístico? A infraestrutura organizacional da CBF, a escalação, os treinamentos, a técnica, tática ou esquemas de jogo da seleção, dependiam da decisão dos jogadores? Sabes David Luiz, apontam o dedo e esquecem-se de olhar a conjuntura que transcende o poder decisório de vocês enquanto atletas... e, essa micro visão que chamo de miopia social, infelizmente, não se restringe ao futebol.

Meu filho, ainda para tranquilizar-te, quero dizer que valeu todo o esforço, valeram tuas lágrimas. A perda do título dói, mas ensina também... Ensina que nem só de futebol foi esta Copa. Ensina que a visão apocalíptica do caos em todos os setores sociais, não se confirmou. Portanto, foram dissipadas todas as dúvidas sobre a capacidade de realizar um evento deste porte em nossa casa. Ensina, especialmente, a valorizar o que é nosso e, sobretudo o nosso povo brasileiro. Meus filhos redescobriram o sentimento de pertencimento, um fenômeno nacional que transpareceu na demonstração de brasilidade... as caras pintadas, as roupas, as casas coloriram-se de verde-amarelo... as famílias e os amigos reunidos para assistir aos jogos contagiou, aflorando o verdadeiro amor à pátria e, a capacidade de emocionar-se e arrepiar-se com o hino, não foi mérito de um ou de outro, foi realmente, um redescobrir-se filho...

Então, meu filho, eu, sua mãe-Brasil desde sempre, atenta a tudo isso, sei que o futebol é da cultura dos meus filhos, mas como mãe, preciso estar atenta a outras preocupações, além da cultura e do futebol. Tu sabes filho, que o mesmo colo de mãe que abriga a ti, abriga também os outros milhões dos teus irmãos brasileiros e, um colo amoroso e cuidadoso com todos seus filhos e filhas, preocupa-se filho, com suas vidas e vida digna para todos e todas... 
David Luiz, se me importo com o teu choro pelo futebol, como não haveria de importar-me com o choro de fome, quando um de teus irmãos chora por falta de pão, falta de saúde, falta de casa digna para morar, ou de uma escola de qualidade para estudar? Ah, uma mãe jamais vira as costas para seus filhos... como poderia eu, permanecer indiferente ou omissa às lágrimas de teus irmãos? 

Não, meu filho, com amor de mãe e responsabilidade de pátria, tenho criado várias oportunidades para suprir as necessidades de teus irmãos historicamente, esquecidos pelo poder público. Tu sabes filho, para uma mãe todos os filhos são iguais, então diminuir as desigualdades e reduzir a pobreza, são prioridades.  E, para que se faça justiça com teus irmãos, hoje existem 18 programas para estes filhos de baixa renda, que são cerca de 25,8 milhões de famílias, e representam 40% dos meus filhos brasileiros. 

Então, filho, a exemplo de tua mãe-pátria, não te importes com o falarem de ti, importa saibamos o que e o porquê fazemos... no meu caso, busco criar oportunidades iguais, para aqueles que nascem ou vivem em condições diferentes, condições de alta vulnerabilidade social. Portanto, falem do Bolsa Família, do Minha Casa Minha Vida e dos demais programas sociais... na educação, por exemplo, preocupação constante desde os mais pequeninos até os maiores. Por isso filho, de norte a sul, tenho criado Escolas de Educação Infantil, mais de 450 Escolas Técnicas e Institutos Federais e o PRONATEC, já superou a meta dos 8 milhões de matrículas. Sabes meu filho, recentemente, tratei de destinar 10% do PIB à Educação Básica e, nesta, pensando em futuros atletas, vários programas como o Atleta na Escola, Mais Educação, Ensino Médio Inovador entre outros, assim como a garantia de formação continuada aos educadores. Ainda não superamos as mazelas educacionais, mas demos importantes passos nessa direção... 
Tu sabes filho, nem todos tiveram a mesma sorte que tiveste: talento para o futebol e oportunidade para desenvolvê-lo. Mas, pensando nestes teus irmãos, hoje eles também têm a possibilidade de desenvolverem seus talentos, através do ENEM, do FIES e do PROUNI (Universidade para todos). E, não sei se tu sabes filho, em 10 anos de oferta, mais de 1 milhão e 900 mil irmãos teus puderam ingressar na universidade. Então, David Luiz, tu percebes o quanto tua mãe-Brasil tem a comemorar apesar dos resultados em campo? 
 
Sei, meu filho... há muito por fazer! Também tenho me preocupado muito com a saúde e, tu sabes que sou a única mãe do mundo, viste bem, única mãe do mundo, com uma família acima de 100 milhões de filhos, que garante um sistema de saúde pública gratuita para todos. Sei, tu dirás: Mãe, temos muitas fragilidades nesse setor. Sim, mas claro meu filho,  assim como no futebol, tua mãe-Brasil, não consegue entrar em campo para ajudar a fazer o gol, tampouco posso estar em todos os lugares para garantir a qualidade de atendimento que gostaria, afinal, temos em cada canto um irmão olhando pelos demais. E, infelizmente, tu sabes meu filho, nem todos têm a mesma sensibilidade que tu tens de se importar com a dor do outro, alguns não se sensibilizam com a dor dos irmãos e, aí a saúde pública não acontece como mamãe gostaria. Ah, meu filho, tu sabes precisei trazer teus primos de Cuba, porque se alguns não sabem desenvolver uma política responsável, outros não se dispõe exercer o sacerdócio da medicina profilática e humanizada... esse processo de humanização, leva tempo meu filho... 

Mas... não desesperemos jamais meu filho, mantenhamos os cuidados básicos, a alimentação saudável, o cuidado com a vida, a capacidade de nos indignarmos diante das injustiças, o sonho que nos faz reerguer a cada queda e a esperança que nos move na construção de um mundo melhor, assim a luta por vida digna para todos e todas será dentro e fora de campo. Pois, se algo a mais esta Copa nos ensinou, foi de que muitos Golias temos a vencer e, se ainda não foi desta vez que David venceu Golias, em breve haverá de sê-lo...



 
Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 13/07/2014
Reeditado em 15/07/2014
Código do texto: T4880974
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.