Estudioso e apaixonado pela Cultura Caipira, Cornélio Pires é homenageado no CCBB-SP

O jornalista e folclorista, que entendeu a alma do povo caipira como poucos, é tema de projeto, realizado entre 05 de junho a 17 de julho com programação especial de shows

O Centro Cultural Banco do Brasil, de São Paulo (CCBB-SP), apresenta entre os dias 05 de junho a 17 de julho, sempre as terças-feiras às 13h e às 19h30, o projeto "O Brasil Caboclo de Cornélio Pires". Uma homenagem a esse caipira iluminado, a essa figura exuberante que entendeu e traduziu, como poucos, a grandeza da alma do povo caipira, seu cotidiano afetivo e sua cultura. Grandes nomes da música caipira como Cacique e Pajé e as Galvão marcam presença nesse evento.

Cornélio (1884-1958) foi jornalista, escritor, poeta, cineasta folclorista e um estudioso apaixonado pela rica cultura do povo rural. Em 1914, realizou as Conferências Caipiras Cornélio Pires, em que apresentava artistas de modas avioladas. Foi o grande incentivador de duplas que fizeram história, como Zico e Ferrinho e Caçula e Sorocabinha. Pioneiro na promoção de turnês de música caipira pelo Brasil, ele próprio decidiu viajar pelo interior de São Paulo e de outros Estados, com seu itinerante Teatro Ambulante Gratuito Cornélio Pires, como apresentador e caipira humorista.

Figura importante da nossa história, o folclorista será lembrado durante os meses de junho e julho, por convidados especiais que pertencem a esse universo. No dia 05, para abrir o evento, as apresentações ficam a cargo das duplas Índio Cachoeira e Cuitelinho, e Carreiro e Carreirinho. O próximo encontro acontece no dia 12, quando o público poderá reviver grandes sucessos da dupla Liu e Léu.

As Galvão, antes conhecidas como Irmãs Galvão, prestam sua homenagem a Cornélio no dia 19. Na semana seguinte (26), sobem ao palco Pedro Bento e Zé da Estrada. A programação segue com a apresentação de João Mulato e João Carvalho, além de Jacó e Jacozito abrindo a programação de julho (03).

No dia 10, "O Brasil Caboclo de Cornélio Pires" traz ao palco as duplas Cacique e Pajé, e Zé Mulato e Cassiano. Encerrando a programação, no dia 17, revezam-se as duplas Oliveira e Olivaldo, e suas modas de viola, e Os Favoritos da Catira, representantes da música regional brasileira.

PROGRAMAÇÃO

05 de junho/07 – Índio Cachoeira e Cuitelinho e Carreiro e Carreirinho

12 de junho/07 – Liu e Léu

19 de junho/07 – As Galvão

26 de junho/07 – Pedro Bento e Zé da Estrada

03 de julho/07 – João Mulato e João Carvalho/ Jacó e Jacozito;

10 de julho/07 – Cacique e Pajé/ Zé Mulato e Cassiano

17 de julho/07 - Oliveira e Olivaldo/ Os Favoritos da Catira.

SERVIÇO

"O Brasil Caboclo de Cornélio Pires"

Datas: 05, 12, 19, 26 de junho e 03, 10 e 17 de julho

Local: Teatro - 125 Lugares

Horários: Duas apresentações (13h e às 19h30)

Ingressos: R$ 6,00 (inteira) R$ 3,00 (meia-entrada)

Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo

Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652 - ww.bb.com.br/cultura

Horário de funcionamento da bilheteria: das 09h às 20h

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física // Ar-condicionado // Loja

Opções de estacionamentos particulares nas ruas Boa Vista, Senador Feijó e Libero Badaró. Confirmar preços, dias e horários de funcionamento.

Assessoria de Imprensa CCBB:

Camila Val (responsável) - (11) 3113-3623 - camila.val@bb.com.br

Eduardo Vasconcelos - (11) 3113-3628 - edu.imprensa@terra.com.br

Patrícia Sousa - (11) 3113-3610 - imprensaccbbsp@terra.com.br

Assessoria de Imprensa da Projeto

Rossi Comunicação

Jornalista Responsável: Valéria Rossi

Contatos: (11) 3262-0884 / 9348-8562 - E-mail:

valeriarossi@rossicomunicacao.com.br/ imprensa@rossicomunicacao.com.br

Site: www.rossicomunicacao.com.br

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 28/05/2007
Código do texto: T504199