CARTA PUBLICADA HOJE, NO FACEBOOK

 
BOM/DIA,/MEUS/AMIGOS.
VOU VOLTAR, AINDA ESTA VEZ, DEPOIS NÃO MAIS, A UM ASSUNTO DELICADO QUE ME FEZ CHORAR MUITO NO DECORRER DESSES DIAS, QUE ME TEM TIRADO, SISTEMATICAMENTE, DO EIXO. O QUE ME VALE É TER CERTO ESPÍRITO FILOSÓFICO QUE NÃO ME DEIXOU CHORAR ESTA NOITE, A DESPEITO DO VAZIO QUE PERMANECE, QUE SE AMPLIOU, CONSIDERAVELMENTE, VAZIO QUE SECOU-ME, TAMBÉM, AS/LÁGRIMAS.
O PORQUÊ DE TANTAS LÁGRIMAS: TODOS OS DIAS TÊM SIDO EXCLUÍDAS MUITAS DAS MINHAS POSTAGENS AQUI, NA "MINHA" PÁGINA DO FACEBOOK. TENTEI COMPREENDER OS CRITÉRIOS DO "CENSOR" OU DOS "CENSORES", MAS, É UMA QUESTÃO COMPLEXA, PORQUE A EXCLUSÃO É DE TEOR MAIS OU MENOS GENERALIZADO, DESDE VÍDEOS DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, PASSANDO POR VÍDEOS DE TANGO, MÚSICA ITALIANA, FADOS, ATÉ VÍDEOS DE MÚSICA CLÁSSICA, BEM COMO EXCLUSÃO DE TEXTOS, COMO OS QUE ESCREVI PARA A CIDADE DE SÃO PAULO NO DIA DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE, TEXTOS SIMPLESMENTE A SAUDAREM A CIDADE. NÃO SE TRATA DE RETALIAÇÃO POR ALGUMA VIOLAÇÃO DE PRIVACIDADE FEITA POR MIM, PORQUE NEM AQUI, NEM NO RECANTO DAS LETRAS COSTUMO CITAR NOMES, A NÃO SER NO CASO DE HOMENAGENS QUE POSSAM SER EXPLÍCITAS, E EM OUTROS CASOS ASSIM.
CLARO, A PÁGINA DO FACEBOOK É ALGO ABERTO. AS PESSOAS PODEM USAR E USAM O DIREITO DE PARTILHA, EU MESMA TENHO PARTILHADO, ESSENCIALMENTE VÍDEOS. ISSO FAZ PARTE DAS REGRAS DO JOGO. OBVIAMENTE, O SISTEMA, POR SUA PRÓPRIA NATUREZA, PERMITE, TAMBÉM, ATOS DE EXCLUSÃO DE TEXTOS E OUTRAS POSTAGENS, PRÓPRIOS E DE OUTROS. O SISTEMA PERMITE, EMBORA ESSA EXCLUSÃO DE TEXTOS ALHEIOS SEJA ESCOLHA DE ESTRITO CUNHO PESSOAL PESSOAL: EU JAMAIS EXCLUIRIA UM TEXTO OU POSTAGEM DE OUTRA PESSOA, JAMAIS. O ANONIMATO AJUDA MUITO, CLARO. EU NÃO SEI QUEM TEM FEITO O EXPURGO SISTEMÁTICO DAS MINHAS POSTAGENS E, MESMO QUE EU O SOUBESSE, E MESMO QUE EU TIVESSE PROVAS,
NÃO TORNARIA PÚBLICO(S) O(S) SEU(S) NOME(S). ESSA TAMBÉM É UMA ESCOLHA  ÉTICA PESSOAL.
NÃO TENHO ILUSÕES: CLARO QUE TAIS EXCLUSÕES CONTINUARÃO A OCORRER. NÃO ADIANTA, SEQUER, EU EXERCER SOBRE MINHAS PUBLICAÇÕES UMA PRÉVIA AUTOCENSURA FÉRREA, PORQUE COMO O/EXPURGO/É/GENERALIZADO,/TAMBÉM
FICO SEM CRITÉRIOS PARA SABER O QUE DEVE OU NÃO SER PUBLICADO, SEM CORRER RISCOS DE EXPURGO. ENTÃO, EU FICANDO NO FACE, É CONTINUAR PUBLICANDO E ESTAR PREPARADA PARA OS EXPURGOS A VIREM.

DIANTE DE FATO CONSUMADO, É PARAR DE CHORAR, E EU PAREI. UMA DAS RAZÕES DE TER PARADO É QUE, ONTEM, EU MESMA TOMEI A INICIATIVA DE EXCLUIR MUITAS DAS MINHAS POSTAGENS: BOA PARTE, QUASE TODOS OS VÍDEOS, BEM COMO TEXTOS E PARTE DE TEXTOS MEUS, TAMBÉM. COMO FUI EU A FAZER ISSO, ISSO ACALMOU-ME. ESSA É A PRIMEIRA RAZÃO. A SEGUNDA RAZÃO: TENHO TODA A MINHA "PRODUÇÃO" NO RECANTO DAS LETRAS E LÁ AS POSTAGENS NÃO PODEM SER EXCLUÍDAS, SENÃO PELO PRÓPRIO AUTOR, A NÃO SER QUANDO SE CONFIGURA AGRAVO EXPLÍCITO A OUTROS E, AÍ, EMBORA QUESTÃO POLÊMICA, HÁ ATÉ JUSTIFICATIVA ATÉ CERTO PONTO ACEITÁVEL, PARA TAL EXPURGO. ENTÃO, NO RECANTO, MINHA "PRODUÇÃO" ESTÁ A SALVO. TAMBÉM EXISTE OUTRO ASPECTO, E ESSE É FUNDAMENTAL: HÁ MUITO TEMPO CHEGUEI A CONSIDERAR-ME POETA, PODERIA TER ATÉ CONSTRUÍDO UM CAMINHO COMO POETA, QUEM SABE UMA "CARREIRA". NÃO O FIZ, ASSIM COMO NÃO FIZ "CARREIRA" COMO CANTORA, O QUE PODERIA TER FEITO, TAMBÉM. ATRIBUO ISSO, POR UM LADO, A MUITA FALTA DE LUTA DA MINHA PARTE E, POR OUTRO, A UM DESTINO - PERMITAM-ME - QUE ME OBRIGOU A TRILHAR OUTROS CAMINHOS, OBRIGAÇÃO QUE ACEITEI EM/RAZÃO/DE/ALGO/CHAMADO/HONRA.
AS RENÚNCIAS "VOLUNTÁRIAS", OU ACEITAS COMO TAL, FORAM RELATIVIZANDO TUDO A PONTO DE, HOJE, NADA TER MUITA IMPORTÂNCIA, NEM O QUE ESCREVO, NEM O QUE CANTO,NEM MESMO O QUE EU SOU. O QUE SOU? A SENHORA ACOMPANHANTE, TODO O TEMPO,/DE/SUA/VELHA/MÃE,/NO
INTERIOR DESTE APARTAMENTO.DAQUI OLHO O MUNDO, FIXA COMO UMA ÁRVORE DENTRO DE QUATRO PAREDES. AQUI FICO PERPLEXA DIANTE DAS COISAS. AQUI FICO E RESTO-ME.PRETENSÕES? NENHUMAS, EM TERRITÓRIO NENHUM DA VIDA. ILUSÕES? DE NENHUMA NATUREZA. POR ISSO TUDO, NÃO HÁ
PELO QUE CHORAR. O PERDIDO ESTÁ PERDIDO, NADA O TRAZ DE VOLTA. HÁ POUCO A PERDER, RESTOU POUCO A PERDER. A GANHAR: PERMANECER VIVA E FUNCIONANDO, ESSENCIALMENTE ISSO.
LONGO "DISCURSO", ESSE. PRECISAVA FAZÊ-LO, O PRIMEIRO, ÚNICO, ÚLTIMO, AQUI NO FACEBOOK. CONTINUO AQUI, JÁ NEM POR MIM; CONTINUO POR RESPEITO AOS MEUS AMIGOS E ÀS PESSOAS DA MINHA FAMÍLIA INCLUÍDAS ENTRE MEUS AMIGOS.
AMIGOS:
POR LONGUÍSSIMA, ESTA PUBLICAÇÃO BASTA E SOBRA PARA O DIA DE/HOJE./NO
MÁXIMO, EMBORA ESTEJAMOS EM UMA QUARTA-FEIRA DE CINZAS,POSTAREI, À TARDE, UMAS TRÊS FOTOS DA ESCOLA CAMPEÃ DO RIO. CREIO QUE SÓ.

TENHAM UM DIA DE PAZ, LUZ,AMOR, AMIGOS MEUS.
ABRAÇO GRANDE.

NOTA FINAL. PARA TODOS OS EFEITOS VOU SALVAR ESTE TEXTO, NO WORD.


*************************************


AMIGOS DO RECANTO DAS LETRAS: POSTEI TAMBÉM AQUI, NO RECANTO, ESTE TEXTO, PARA PARTILHÁ-LO AQUI, E PORQUE AQUI, ELE ESTÁ A SALVO. NO FACEBOOK, NÃO O ESTÁ.
SEMPRE TENTEI AGIR DIREITO, EM TODOS OS LUGARES, COM ÉTICA E RESPEITO A TODOS; VOCÊS TÊM SIDO TESTEMUNHAS DISSO. RELUTEI TANTO PARA ENTRAR PARA O FACEBOOK, COMO SE ADIVINHASSE... ENFIM, ESTA MINHA ETERNA SINA DE ALMA ERRANTE...
QUANDO PARTIR DESTE PLANO DE EXISTÊNCIA, PARTIREI SEM NENHUMA RESPOSTA PARA OS MISTÉRIOS, ALGUNS PLENOS SÓ DE DOR, DA MINHA VIDA. SEJA COMO FOR, URGE QUE SE CONTINUE...

ABRAÇO GRANDE. SAUDADE DE TODOS. 


 *************************************************************
 
 EM 21 DE FEVEREIRO DE 2015
: