O presente que se chama vida

Porque Deus nos deu um presente chamado vida, já temos um belo motivo para sermos gratos a Ele.

A vida é uma caixa de presente com vários presentinhos dentro. Eles se chamam dias. E dentro das caixinhas de presentes que são os dias tem mais um monte de caixinhas menores que são as horas. Olha só quantos presentes Deus nos deu!

Por isso, devemos nos alegrar e usar bem nossos presentinhos.

A melhor maneira de usar bem cada dia, cada hora e cada minuto é amar ao próximo como a si mesmo. Ninguém quer ser ferido, por isso não deve ferir. Ninguém quer ser ofendido, pré-julgado ou difamado, por isso não deve ofender, julgar ou difamar. Ninguém quer ser ignorado, por isso devemos prestar atenção se estamos sendo amigos, irmãos de verdade, ou se não estamos passando de uns meros egocêntricos.

Os dias se tornam mais alegres quando compartilhados. Um gesto de carinho, uma palavra amiga, emprestar os ouvidos e proferir palavras de bem são maneiras de enfeitar com laços de carinho os presentinhos do próximo. E é tão bom quando alguém se preocupa em enfeitar a nossa vida também com laços de amor e de afeto.

Há muitos presentes para todos dentro do presente chamado Vida. Todos recebem diariamente muitos lindos presentinhos, mas infelizmente muitos nem se dão conta... Quantas coisas lindas Deus criou para nos alegrar e deixar nossa vida mais bonita e feliz!

Muitos também, devido ao seu egoísmo, deixam de presentear e ser presenteados não com bens materiais, mas com aquilo que não se vê, mas que é o mais importante: o amor.

Um amigo desatento ou egoísta pode perder a oportunidade de enlaçar o “presente vida” do amigo quando este precisava não mais do que de uma palavra de esperança e de conforto;

Um pai pode perder a oportunidade de enlaçar o presente vida de seu filho, quando diz não ter tempo ou paciência para ajudá-lo na lição de casa, para assistir sua reunião na escola ou para simplesmente desligar a tv e dar um pouco de atenção e de carinho para a criança;

Uma mãe perde a oportunidade de enfeitar e de ter seu presente vida bem mais enfeitado quando perde a paciência e grita com seu filho que estava simplesmente querendo um abraço e um pouco mais de atenção;

Um filho ou filha perde a oportunidade de enfeitar o presente vida de seus pais quando sai para baladas e volta tarde da noite sem dar satisfação e os deixa preocupados.

Mas a vida é um presente grandioso e sempre será. Enquanto há vida há esperança. Por isso, vamos cuidar dela. Porque ela é um presente para ser compartilhado e não usado de qualquer jeito. Afinal, já dizia a sábia Cora Coralina:

“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”