Carta para um colega (3)

Carta para um colega (3)







Caro colega, o tempo urge. Acabo de saber que os britânicos vão taxar os obesos. O planeta enlouqueceu ou sou eu que ando estapafurdiamente obsoleto? Trago nesta missiva nada gongórica remendos de raciocínios que tentaram ser de alguma utilidade, teriam voado se fossem pássaros, mas diluíram-se feito vinagre numa salada de folhas embebidas nalgum amálgama que, desconfia-se, mostra-se pouco católico. A propósito, adentramos no Portal Madalena, poderosíssimo, desenhado para insulflar nas personalidades um tico daquilo que raros conhecem, embora muitos arrotem, alcunhado amor. Coube a esta senhora o papel de companheira do Mestre e um concílio e ou decreto qualquer, acho que em 591 D.C. achou por bem fazer uso da difamação. Sim, o tempo urge, e esse portal nos prepara para outro, o de Leão, em 08.08 próximo. Ah, bem, este então....pfiu, nem te conto. Escrevo, pois gostaria muito de saber porque cargas d'água as coisas estão no ponto em que estão, no nosso país. A propósito, o amigo Eco tem toda razão, 7 bilhões de imbecis, acabo de tirar minha carteirinha de imbecil, com muito orgulho diga-se de passagem, prefiro ser rotulado pelo Eco do que por qualquer um na linha sucessória do tinhoso e insinuante impeachment. Palavra. Isso porque, além de ser o Eco, o que consiste uma honra, ora, ele apenas me chama, ao passo que os outros me fazem. Ah sim, preciso contar uma piadinha que ouvi ontem, sobre os estabelecimentos prisionais nas décadas de 60, 70 e 80 no nosso cândido torrão. Foram muito eficientes, reformaram e devolveram para o convívio em sociedade exemplos de monta: dois presidentes e uma leva de ministros, senadores, deputados, etc. Se não rimos, colega, a indignação nos come feito traças vorazes sobre panos puídos, esquecidos e bolorentos em gavetas velhas. No riso galante algo se acende. Tenho me perguntado porque toda hora que ligo a TV, (um hábito peor do que a nicotina), alguém diz: as previsões para 2015 são..... De que 2015 falam? Mais um suspiro e foi-se o ano. Estranho. Bem, El Gobierno britânico quer taxar os obesos e um dentista americano mata um bicho indefeso no seio africano, a troco de que, eu lhe pergunto de modo retórico e assim dispensamos o ponto de interrogação. Algo freudiano, no mínimo, aquela vibe do chacra inferior descontrolado associada ao cérebro de azeitona produzem aberrações como estas. Aqui em São Paulo noites frias, dias ensolarados e quentes modulados na graduação aceitável e vamos vivendo vendo o desfile de caminhões pipa e da bandidagem desenfreada. Com raras exceções ninguém se pronuncia de fato, com brio e clareza, e o governo federal acerca desta e outras questões se porta como um submarino sob calota polar. Nem um pio. Gostei da sacada Operação Lava Tudo. Brilhante. De acordo com Master Villa, outro cara que quando abre a boca o faz com rara propriedade, BNDES e Eletronorte são ninhos, perdão, alcatéias fervilhantes de torpezas e pra resumir, como já disse um arguto roteirista: esse saco de gatos só abre por dentro. Está abrindo. Culpados ladram. E como. Quanto a mim, prefiro blujeans e café com bolinhos ao invés de tropas e tanques. Já vi de soslaio uma guerra fria e congêneres, creio que nem toda evolução demanda uma revolução. Neste momento de potenciais futuros um tanto arredios, senão tremelicantes, toda voz lúcida é bússola, tocha e diapasão, não se pode abrir mão de nenhum, são antídoto, único combate a sedução do tumulto que não visa outra coisa, apenas tumulto. Em suma, sem prumo soçobramos. Urge o tempo, colega, e por consequência a necessidade do coral alinhado, mesmo que seja meia dúzia ou pouco mais de almas informadas&indignadas, tal numerário é lucro, afinal, não nos esqueçamos jamais que um pequeno grupo de pessoas bem intencionadas pode mudar o mundo.
Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 29/07/2015
Reeditado em 27/06/2020
Código do texto: T5328440
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.