2ª CARTA

“Desmanchei o namoro. Não propriamente eu, mas o caso com Roberto acabou. Tivemos uma conversa na quarta feira de cinzas e ele me disse que era melhor assim, que eu era muito ciumenta, que eu dava ouvidos à mamãe, que ela não gostava dele e coisa e tal. Não sei o que faço da minha vida. Estou apaixonada e me sinto completamente perdida. Uma vizinha amiga me disse que o viu com uma colombina na terça, no “Bloco dos Solteiros”, e até imaginou que a fantasiada fosse eu. Eu me entreguei inteiramente a Roberto, joguei fora uma oportunidade nos Estados Unidos depois que me formei em Propaganda e Marketing e agora não tenho forças sequer para continuar no meu atual emprego. Sei que estou errada ao me entregar cegamente a uma pessoa, mas o que posso fazer se sou assim?
Maria Angélica”.



Você me pergunta o que pode fazer se você é assim. Mas se você é assim então nada poderá fazer, não é verdade?
Penso que você estava certa quando jogou fora uma oportunidade de emprego nos Estados Unidos. Faça isso mesmo. Desperdice todas as chances de vitória e de arrumar a sua vida no exterior, porque precisamos valorizar a nossa cultura, os nossos costumes e o nosso patriotismo. O que é que eles estão pensando? Que seremos uma colônia eternamente?
Outra coisa: toda conversa em uma quarta feira de cinzas geralmente acontece para apagar o fogo. Portanto, não esquente. O seu ciúme excessivo não é um exclusivo privilégio; proponho a você um pouco mais de originalidade. Quer de volta o seu namorado? Ponha em prática as teorias de marketing que aprendeu na faculdade e seja mais criativa!
Também não encontro entraves no fato de você dar ouvidos à sua mãe. Melhor à sua mãe que à sua sogra, não é mesmo?
Apaixonada por quem a abandonou, você diz não saber o que fazer da vida. E quem é que sabe? Liga não, minha amiga, creia no destino. Por não saber o que fazer talvez você acabe fazendo a coisa certa.
O importante mesmo é ter amigos. Não vê a sua vizinha amiga que, sem perda de tempo, foi-lhe contar da colombina brincando com Roberto? Você não consulta dicionários? Uma colombina, que é mulher sedutora e esperta, também é volúvel! E você, fidelíssima, não mudará a sua direção: irá manter o foco no insubstituível Roberto.
Noto, com alegria, que você planeja abandonar o emprego. Por que você não vai pra... Não, não. Escolha você mesma o roteiro. Peça demissão, programe uma viagem (não para os Estados Unidos, que você pode acabar conseguindo aquele estágio por lá) e aproveite a vida. Mas não esqueça de levar uma foto do Roberto, que a saudade pode apertar.

Abraço,
Dr. Golden.