Polêmicas peles vermelhas

Tem os que não sabem ler, ouvir, entender: encarar uma polêmica. A circulação aumenta, pulsação também. Olhos crescem. A respiração se torna irregular. Não conseguem discutir, a polêmica está antes de mais nada dentro deles. Viram peles vermelha em contraponto aos caras pálidas que podem estar do outro lado da questão.

Tem os que não sabem discutir e gostam de atrair pares para fazê-lo. Viram compositores de “sambas do crioulo doido”.

Tem os que estão abertos para o novo. Questionadores. Buscam equilíbrio tentando ajustar os dois lados da balança. Um diálogo entre pares tende a ser muito produtivo.

Tem os que se fecham. Não são de polêmicas. Não querem alterar a sua zona de conforto.

E nós, seres humanos, normalmente temos uma característica marcante, mas, por vezes, acabamos derivando em outra. Isso é natural para “ser humano”.

Essa característica, e possíveis derivações, vão tendo mais valor com o tempo, ditando a maturidade. No começo o empinar da bunda ou ombros largos ditam as regras. Não foi assim com você? Que bom! Teve a oportunidade de amadurecer mais rápido olhando de soslaio para sua bunda caidinha ou ombros “desvantajados”.

As relações humanas, de qualquer natureza, tendem a se aprofundar quando há compatibilidade entre os tipos expostos. Um que não sabe discutir vai se dar muito bem com outro desde que tudo acabe no tatame, em lutas onde não careça de um vencedor. Mas também podem se dar bem com um que se fecha, deixando-o discutir sozinho.

Complicados devem ser os do primeiro grupo. Os peles vermelha. Há que se saber dar água com açúcar e deixá-los buscar o auto entendimento antes de mais nada. Se a relação for afetiva um abraço bem apertado ajuda!

Eu sou apaixonado pelos questionadores! A ponto de me julgar um. Mas entendo, e cada vez mais percebo, quando minha pele tende a se avermelhar. Quando discuto sabendo que ninguém quer alterar seu ponto de vista. Ou quando me fecho, limpando o umbigo.

Mas por aqui, o recanto das letras, andei sendo taxado de polêmico. De querer mexer com as massas. Teve gente que não aceitou um comentário porque não gostava de polêmicas. Teve até quem conseguiu me ver como dono da verdade e fanático! Natural em qualquer reunião de seres humanos. Onde nem todos são do mesmo grupo quanto a encarar uma polêmica. Mas com a grande maioria me entendi. Sempre foi assim. Sou assim. Pelo entendimento.

Mas... aos que se fecham. Aos que não aceitam meus comentários. Escrevam de volta, tem lá no perfil o link contato. Ofereçam a oportunidade de esclarecimento, pelo menos uma vez. É só um pedido. Com o meu respeito pela vossa posição. Talvez se entenderem que sou apenas um questionador, e construtivo, o processo possa evoluir.

Aos questionadores meu aceno frenético. Estou aquiiiiiiiiiiii!!!!!!

Aos compositores de samba “do crioulo doido” cabe apenas dizer que não tenho dom musical. Sou literalmente um português no samba!

Aos peles vermelhas minha cara pálida. Preciso pegar um solzinho mas choooooveeeee... me ajude a encontrar um local ensolarado?

Fernando Antunes
Enviado por Fernando Antunes em 13/09/2015
Reeditado em 18/09/2015
Código do texto: T5380911
Classificação de conteúdo: seguro