Correspondência entre os tempos

Carta da jovem Menina Estranha para a velha Menina Estranha.

Querida velha,

Estou aqui deitada no colchão do quarto, ouvindo o Roberto no gravador da Bete, esperando que ninguém venha me tirar à paz.

A escola é uma chatice e as únicas coisas boas são os livros, a música, a Diana e "você sabem quem".

As gêmeas são insuportáveis e a mãe está sempre ocupada.

Estou lendo Ciranda de Pedra, de Lígia Fagundes Telles, é muito triste, muitas vezes me emociono então me tranco no banheiro para chorar escondido. Se alguma delas me vir chorando irá fazer perguntas e será inútil e constrangedor explicar que me sinto um pouco parecida com a Virgínia.

Será que com você as coisas são mais fáceis?

Ano que vem vou estudar a noite e trabalhar durante o dia, não vejo a hora.

A mãe fala que não sei fazer nada, que com minha letra feia e como enxergo pouco dificilmente vou arrumar emprego. Vai ser assim?

"você sabe quem" disse que consigo.

Sinto-me tão confusa por causa dele, mas ele me deixa feliz e é o único que me entende. Meu único melhor amigo.

Espero que a gente continue assim para sempre.

Eu, ele e você.

Abraços

jovem Menina Estranha.

Resposta à carta da jovem Menina Estranha.

Querida Menina,

Continuo apaixonada por livros, estou lendo três nesse momento, são ótimos, você vai adorar.

Não preciso mais me esconder para chorar, mas tão pouco gosto de chorar em público, isso é ridículo e constrangedor, risos.

Não ouço mais Roberto, ele me deixa triste. (Fomos a vários shows dele, pegamos rosas e nos divertimos muito, risos).

Esse que você chama de "Você sabe quem”, esse termo no meu tempo é referência a um bruxo muito mal de uma saga de livros que você vai amar e se tornar fã, chamo de "Fantasma”, mais tarde você entenderá por que.

As gêmeas continuam da mesma forma, mas não tenho mais contato com elas. A mãe morreu e estava errada a seu respeito.

Você é muito capaz, sua letra não atrapalhou em nada e quanto a não enxergar, você vai operar os olhos e não precisará mais usar óculos fundo de garrafa.

Quanto ao "Fantasma”, Sim, ele foi bom para você. Sem ele tudo seria muito mais difícil. Ele foi teu amigo e te ajudou quando você precisou. Te deu amor.

Mas você e ele seguirão caminhos diferentes, farão outras escolhas.

Hoje ele não está mais entre nós. Está bem, seguindo sua trajetória espiritual.

Você tem a mim e eu tenho a você. Nós duas temos ele em nosso coração, com amor e gratidão.

Nós duas temos um longo caminho pela frente, com desafios e com momentos bons a nos esperar.

Fique bem.

Com amor por tudo que você viveu e significa para mim.

Grande e caloroso abraço.

velha Menina Estranha.

* Inspirado nas cartas,cronicas, de Gregorio Duvivier para ele mesmo.