A carta perdida*

Se Deus chamou você para que seja como Jesus, com todas as suas forças espirituais, Ele estimulará você a levar uma vida de crucificação e humildade. Exigirá obediência tal, que não poderá imitar aos demais cristãos; não permitirá que faça o mesmo que outros fazem, em muitos aspectos. Outros, aparentemente religiosos e fervorosos, podem ter a si mesmo e alta estima, buscar influência, ressaltar a realização dos seus planos. Contudo, você não deve fazer nada disso, pois, se tentar, fracassará, merecerá reprovação tal, da parte do Senhor, que se converterá num penitente lastimável.

Outros poderão alardear seus trabalhos, êxitos, escritos; mas, o Espírito Santo não permitirá a você essas coisas. Se você começar proceder dessa forma, Ele o consumirá numa mortificação tão profunda que você desprezará a si mesmo, tanto, quanto, suas boas obras.

A outro será permitido conseguir grande soma de dinheiro e dar-se a luxos supérfluos; porém, Deus proporcionará a você apenas o sustento diário, porque quer que você tenha algo mais precioso que o ouro; Uma absoluta dependência Dele e Seu invisível tesouro.

Ele permitirá que os demais recebam honra, se destaquem, enquanto manterá você oculto, na sombra, porque quer produzir um fruto seleto e fragrante para Sua glória vindoura; isso só pode ser produzido na sombra.

Permitirá que os demais sejam grandes, mas, você deverá seguir sendo pequeno; Permitirá que outros trabalhem pra Ele e ganhem fama, contudo, fará que você trabalhe e se desgaste, sem que saiba, ao menos, quanto está fazendo.

Depois, pra acentuar o valor de seu trabalho, permitirá que outros recebam créditos pelo que você fez; com o alvo de lhe ensinar a mensagem da cruz. A humildade, pra participar da Sua natureza.

O Espírito Santo manterá você em estreita vigilância, com zelo, amor; lhe reprovará por suas palavras ou, sentimentos indiferentes; por gastar mal seu tempo, o que sequer preocupa aos demais cristãos.

Então, habitue-se à ideia que, Deus, Soberano e Absoluto tem direito de fazer o que Lhe apraz com o que lhe pertence. Se explicasse tudo confundiria sua mente, sobre o porquê, age assim com você.

Deus lhe tomará a palavra; se você se entrega para ser Seu servo sem reservas, Ele o envolverá de um amor zeloso, incompreensível, anda que, pareça amar mais aos outros que a você. Terás que se entender diretamente com o Espírito Santo sobre essas coisas; atará sua língua, lhe porá algemas e vendará seus olhos aos privilégios dos demais.

Entretanto, você conhecerá o mistério do Reino. Quando estiver possuído pelo Deus vivo de tal maneira que se sinta feliz com essa peculiar tutoria do Espírito Santo sobre sua vida, então, terá encontrado a entrada dos céus; o monte de Deus. Conhecerá Seus segredos, e será Seu amigo, como foi Abraão.

* Autor desconhecido