CARTA ÀS MINHAS NETAS GIOVANNA E MARIA FERNANDA

(por ocasião de meu centenário. 24/02/2050)

Hoje vovô está completando cem anos, nossa! ... um século!

Tempo demais não é?

Você Giovanna está prestes a completar 43 anos e Maria Fernanda 36 Anos.

Como queria ainda estar aí com vocês.

De certa forma sim, estou sim com vocês embora numa outra dimensão.

Vocês entendem?

Sei que sim!

Estou sempre onde estiverem estarei olhando por vocês e pedindo a Deus que as protejam sempre.

Quero que saibam que o tempo passou muito rápido e certamente concordarão com vovô que isso é pura verdade!

Sabem quando vovô nasceu, há cem anos atrás, a minha mãe dizia que queria que eu crescesse logo...e minha bisa, Vovó Mulata, (...só depois de adulto é que Vovô foi descobrir que o nome dela era JULITA, vê se pode? Risos...

Mas a conheci e tive o carinho dela por um bom tempo.)

Então, vovó mulata dizia, - Gileite, o tempo passa muito rápido, aproveite enquanto o Adauto é pequeno, não tenha preça!

Como ia dizendo o tempo passa muito rápido então curtam bem as pessoas que amam.

A nossa vida é comparada a uma viagem de trem.

Vocês estão viajando num trem, no TREM DA VIDA e embarcaram cada uma de vocês numa Estação.

Primeiro a Giovanna, depois a Maria Fernanda . Assim que embarcaram encontraram mamãe, papai, os seus avós, tios, primos e aos poucos entraram no mesmo vagão muitas outras pessoas, muitas nem se lembram mais que um dia viajaram juntas de vocês. Não é mesmo? Mas outras continuam e continuarão ainda por muito tempo.

O problema é que nunca saberemos onde desceremos e em que estação nos despedimos destas pessoas que seguem a viagem da vida neste trem!

Vocês já viveram o bastante para saber o que eu quero dizer.

Mas podem ter a certeza de que a viagem, programara por Deus é fantástica, maravilhosa e tudo depende de nós, das pessoas que estão juntas. Por isso aproveitem bastante, curtam a viagem, a paisagem, as amizades e principalmente aquelas que estão ao seu lado e que te amam muito.

Um dia sem perceber, de repente você vai descer numa estação e nem sempre vai levar as pessoas que amam juntas o mesmo pode acontecer o contrário. Muitas vezes pessoas que vocês amam poderão descer numa ou noutra estação e você ter que ficar.

Isso não depende de ninguém apenas do Maquinista, Dono do TREM DA VIDA. Deus!

Mas tenha a certeza que a viagem termina um dia neste trem mas outra viagem estarão programada para vocês, para cada pessoa num outro trem, com outro roteiro para conhecer outros passageiros novos ou mesmo muitos companheiros de viagens anteriores. O importante é que sempre que uma viagem terminar tenha a certeza de que outras mais virão.

Bem quero dizer que eu gostei demais de ter tido vocês como netas, como companheiras de viagem pelo tempo que ficamos juntos, cada momento que compartilhamos.

Giovanna quando nasceu quanta alegria trouxe para todos nós. Vovô foi visitar vicê na Maternidade e ficou encantado com você. Foi crescendo e trazendo mais alegrias! Lembro quando foi dormir na casa do vovô lá no apartamento na Cohab J. Bonifácio, em Itaquera. Do passeio no parque que você deu comida para os gansos. Brincou muito com o tio Gabriel, com o Gabrielzinho e com o Jhonanthan, não sei se ainda vai recordar. Mas tudo isso que vovô está recordando está, a maioria, registrado em fotos, filminhos no YouTube e nas Revistas que vovô editou para vocês duas. Devem ter visto já as edições de Neves & Canteli.

A Maria Fernanda, minha baianinha por ter nascido em Salvador vovô foi conhecê-la um pouco depois de sair do hospital. Fui a Salvador juntamente com vovô Pirilo. Também deixei registrado em fotos, videos e Revista.

Quando fiz a casinha de boneca, a casinha da árvore nossa fiquei muito feliz em ver você feliz brincando. Uma pena que o tempo passou muito rápido e pouco pudemos brincar juntos.

Foram muitas alegrias que me deram. Há muitas recordações boas para relembrar aqui mas espero que tenha deixado registrado nesta o suficiente para saber o quanto as amo!

A Maria Fernanda conversando com vovô pelo telefone, ninguém entendia nada, nem em que língua falava mas só nós dois sabíamos, não é mesmo Nanda?

Só quero que saibam o quanto vovô se alegrou e orgulhou de vocês e podem ter certeza de onde estou continuo sempre muito orgulhoso de ter netas como vocês duas.

Sejam sempre boas filhas, boas netas e principalmente sigam o exemplo de sua mãe, de seu pai e agradeçam sempre por tê-los como país.

Sejam boas mulheres, boas esposas (se casarem), boas mães, e principalmente sejam bons exemplos.

Meu desejo é que tenham cuidado bem de nosso Planeta Terra pois é um lugar maravilhoso que Deus nos deu. Fomos privilegiados por ter tido a oportunidade de ter nascido na Terra e principalmente por ter vindo para o Brasil.

Aproveitem bastante e ajudem a cuidar deste maravilhoso Planeta e que Deus tenha permitido a conservação do mesmo até esta data.

Espero que tenham encontrado e lido esta carta neste dia em que vovô está completando 100 anos esteja eu onde estiver.

Vovô Adauto

Dia 24 de fevereiro de 2050.