Para O Reino Encatado De Petrópolis

Linda cidade serrana, conheço teu reino encantado donde habitam Elfos, Gnomos, Fadas, Bruxas do bem combatentes das bruxas do mal, donde a flora é bem cuidada, exceto o infeliz bonsai, donde cães vestem apenas suas vestes naturais, donde vive em harmonia belo e feliz casal. Virtualmente conheço uma pessoa escritora que conhece todos os segredos do teu reino, desconfio que essa pessoa tenha sido presenteada em teu reino com uma poção mágica que ao ser sorvida deu à esta pessoa dias de setenta e duas horas, seria impossível que ela fizesse tudo o que faz em um dia normal de vinte e quatro horas.

Em texto escrito por esta pessoa uma pequena frase trouxe-me à lembrança um escritor que fez história na literatura nacional; Rubem Braga. A pequena frase é a seguinte: "Não É Ninguém". Este tal de Rubem Braga, eu suspeito, também conhecia os segredos de um reino encantado localizado lá pras bandas de Cachoeiro De Itapemirim, Espírito Santo. Ele escreveu uma crônica donde usa a frase mencionada.
Mais ou menos assim a coisa toda:

Batem à porta da cozinha, eu pergunto quem é e escuto dizer que não é ninguém é o padeiro. Abro a porta pego meu pão, dou a garrafa vazia de leite e pego outra garrafa cheia, pago ao homem e antes que ele se vá pergunto: Me diga ma coisa, por causa de que quando eu perguntei quem batia na minha porta você respondeu que não era ninguém que era o padeiro? Ele explicou: Algumas vezes eu bato na porta e sou atendido pela empregada doméstica e escuto uma voz lá de dentro do apartamento perguntar: Quem é Maria? E a Maria responde: Não é ninguém não, é o padeiro.

Eu já disse que invejo a competência de qualquer pessoa competente em sua área de atuação. A minha inveja não deseja roubar, retirar a competência de ninguém, minha inveja gostaria que eu fosse tão competente quanto, apenas isso. Mas ela perde seu tempo, nunca terei a competência de um Jacó filho, de uma Alice Gomes, De uma Ana Bailune, de um Rubem Braga. Mas...
quando eu ouvi com meus zovidos, que um dia o fogo do crematório vai consumir, que a maravilhosamente bela Tônia Carrero deu pro Rubem Braga, eu quase infartei de inveja do cara. E eu zovi dito por ela num documentário sobre o Rubem Sabiá Braga.

Mas é claro que o padeiro era alguém, todos somos alguém. Uma pequena parcela desse todo será alguém para sempre na memória coletiva, a maior parte desse todo está destinada a não ser ninguém depois que parar de comer pão, parar de tomar leite, parar de comer ou de dar para outra pessoa, parar de viver, morrer. Mas até que esta inevitável hora nos alcance, procuremos nosso reino de encantos na terra, eu não acredito que exista outro em outro lugar.
Yamãnu_1
Enviado por Yamãnu_1 em 15/12/2015
Reeditado em 15/12/2015
Código do texto: T5480990
Classificação de conteúdo: seguro