CARTA A UM AMIGO PORTUGUÊS

Querido Luis, saudades de Lisboa, a quanto andas?

 
A respeito da matéria da jornalista portuguesa sobre a atual crise política e moral do país que me enviaste por e-mail faço alguns breves comentários. Como bem sabes sou vivente deste país e por  isso minha angústia é ainda maior.  Compartilho do ponto de vista de sua compatriota  estamos num grande impasse e aqui penso alguns aspectos de nossa crise. Um deles é à saída de um governo que fez da corrupção e cooptação seu lema e que tem como base o modelo de ocupação dos espaços tomado de Gramsci estratégia  que tem sido adotada desde a época da ditadura (durante esse período por paradoxal que seja, mesmo na clandestinidade,  a esquerda ocupou todos os espaços possíveis desde a igreja às universidades e sindicatos entidades estudantis, redação de jornais, etc.) a emergência do PT ao poder era apenas questão de tempo (embora o PT não seja um partido de esquerda, mas um "saco de gatos" com um apelo originário por mudanças sociais e um discurso ético muito forte, que foi  influenciado pelas Comunidades Eclesiais de Base- CEB e Centro Operário Católico), segundo o sociólogo José de Souza Martins, um dos estudiosos que mais conhece a formação do PT, em entrevista a Veja de 9/2/016, o  PT emerge no ABC paulista como "Alternativa ao comunismo. Não que fosse ideologicamente contra os comunistas, mas nunca chegou a ser um partido de esquerda."  Nesse contexto a esquerda tradicional  posta  na clandestinidade pela ditadura militar (1964-1984)  necessitava de quadros renovados  e nesse sentido, Lula era  o elo que faltava (um operário, homem do povo e líder sindical, figura que foi nas palavras do sociólogo “inventado” pelo bispo de Santo André D. Jorge de Oliveira).   A velha esquerda stalinista em seus princípios e gramsciana em seus métodos vê no movimento sindical do ABC a chance de se reagrupar em torno de um nome nacional. É  assim que Lula é ungido líder operário do Brasil. Mas infelizmente uma vez no poder Lula e o PT a despeito de todas as políticas sociais herdadas do governo FHC e ampliadas pelo partido, e   com uma ampla maioria congressual, para se manter no poder o PT recorreu a métodos extremamente atrasados e arraigados na pior herança política do país - o fisiologismo, quando poderia ter formado uma coalização programática e não pragmática, baseada no franciscanismo invertido do "toma lá da cá". Hoje por um acaso estava a assistir a uma entrevista de um senador ex-petista o Cristóvão Buarque e ele descreveu assim os petistas: os que se locupletaram da coisa pública, os ingênuos e os que têm fé naquilo que defendem a mesma fé que os evangélicos safados que invocando Deus e a família (em sua maioria pilantras) estavam pensando nos seus umbigos,  só que a fé no marxismo-lulismo-petismo, uma fé na "racionalidade histórica" e na ideia de revolução. Essas são alguns aspectos de nossa crise. Para completar o quadro com a  eminência do impeachment,  estamos a trocar "seis por meia dúzia", ou seja, um grupo tão envolvido com a corrupção quanto o PT, grande parte dos que se arvoram "santos" e arautos da moralidade,  tem algum envolvimento com as investigações levadas à cabo pela  operação Lava Jato. Essa é a nossa tragédia, pois o parlamento brasileiro é composto por gente da pior espécie, é um esgoto mesmo, a metáfora utilizada pela jornalista  está correta, são raríssimas as exceções. E no meio disto tudo há uma população indignada, que trabalha, paga altos impostos (e não tem serviços básicos na mesma proporção) e vive ordeiramente querendo mudanças que facilitem a sua vida amiúde, mas a nossa tradição por reformas é sempre a de procrastinar para manter as coisas como estão e fazer com que o estado funcione a serviço dos interesses das elites de plantão. As nossas oligarquias são muito espertas, talvez não haja elite mais esperta no mundo. Em qualquer lugar ela seria uma classe em extinção, mas no Brasil, desde Cabral até hoje nunca houve uma troca de poder que significasse mudanças profundas e estruturais que alterasse a face deste país para valer. E o que é pior: Quem entra no jogo acaba por sucumbir a  corrupção e com ela a certeza da impunidade. Pode ser o partido mais "puro" e "ético", é o que o correu com o PT. Mas convenhamos esse partido e seu projeto de poder a todo custo é que levou o país a piorar o seu sistema político, o PT comprou votos, pulverizou o sistema partidário para melhor controlá-lo e submetê-lo, hoje existe dezenas de partidos "caça níqueis" disputando um naco de poder ou migalhas da corrupção grossa liderada pelos grandes partidos e oriundos das estatais como a Petrobrás. O PT acabou por destruir o que restava de uma oposição responsável, se é que ela existe,  o que resta no congresso de hoje é a chamada bancada BBB, bancada da bala, do boi, e da bíblia, que representa o Brasil atrasado e que foi tão agraciada pelo governo de Dilma Roussef; enfim o partido acabou também sendo engolido pelos que outrora eram parte de sua base aliada, inclusive Eduardo Cunha e Temer e tudo com o dinheiro da viúva. A nossa tragédia é essa porque o PT além de saquear o país, e Dilma foi conivente nessa história toda, e isto levará gerações para que saiamos do buraco, ainda colocou os brasileiros numa guerra perigosa e fratricida, um nós contra eles. José de Souza Martins afirma que esse "nós contra eles" tem origem no dualismo maniqueísta da visão católica de mundo, na ideia de Deus e do diabo, do bem e do mal. Eles, os petistas  são o bem e todos aqueles que de alguma maneira não corroboram com suas ações são o mal. Enfim aqui nesta terra brasilis, tão vilipendiada pelos poderosos de plantão;  onde na época colonial em suas famosas crônicas o padre Antônio Vieira já denunciava a corrupção e os desmandos, é triste dizê-lo meu amigo português que ainda hoje a corrupção e a impunidade e a reacomodação política das elites, são  um câncer encrustado no seio do nosso estado. Vivemos nessa tragédia política e moral, sem esperar algo do presente e do futuro próximo. Enquanto o sistema político se reorganiza em torno das velhas rapozas, ele sempre se reacomoda, essa é outra das nossas maldições, e se preparam para de novo investir contra o galinheiro. Enquanto isso a economia está paralisada e o desemprego batendo a porta dos trabalhadores, arrocho salarial, inflação e caos social. Estamos à beira do abismo mesmo, se já tínhamos tragédias em épocas de algum crescimento econômico alavancado pelas exportações de commodities, ( milhares de homicídios a cada ano bandidagem, crime organizado), você imagina as proporções que tomarão diante de uma crise como esta num país de 200 milhões de almas, e que parece à deriva;  é de se pensar em fugir. Mas para onde? só os afortunados podem ser cidadão em outros países aos pobres resta apenas uma vaga esperaça de que as coisas melhorem num horizonte mais próximo.


PS: Talvez a operação  LAVA JATO purifique a política ou cometa abusos,   mas como as Mãos Limpas operação similar ocorrida na Itália nos anos 90,  todas as investigações em curso  podem se esbarrar num grande "acordo de compadrio". Por aqui a metafóra utilizada para descrever este estado de coisas tão comum na política brasileira é que tudo pode acabar numa grande "pizza" como se vê as tradições Italianas estão em alta por aqui.

Abraço fraterno;  

 
Labareda
Enviado por Labareda em 24/04/2016
Reeditado em 16/10/2019
Código do texto: T5615401
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.