Santa Maria. Candidato a prefeito pelo PP tem como vice cacique petista.

O TEXTO DE JOAQUIM LISBOA NETO - O KINKAS LISBOA - QUE ESTÁ GERANDO POLÊMICA NAS REDES SOCIAIS.

Santa Maria. Candidato a prefeito pelo PP tem como vice cacique petista

Texto escrito por Joaquim Lisboa Neto

7 agosto 2016

Recebo a notícia de que em Santa Maria Valdeci Augusto de Oliveira [PT] será candidato a vice-prefeito de Renatinho, do PP de João Leão, Paulo Maluf e Jair Bolsonaro.

Nada de novo. Valdeci e Renatinho são diferentes, não antagônicos. Se complementam. A única diferença é que o segundo é direitista assumido, enquanto o primeiro é direita travestido de esquerda.

Foi esse mesmo Valdeci que, quando solicitei filiação ao PT local, manipulou os seus fantoches do diretório municipal. Votaram contra mim: Vera e Diana [esposa e filha de Valdeci respectivamente], Magrão e Nino [genro e sogro], Álvaro Augusto e Washington Simões [?], Israel e Beibi [marido e esposa] e dona Naldir do Alto do Cruzeiro. Com exceção das quatro senhoras acima citadas, feminista que sou, expresso meu repúdio a esses seres sinistros, nefastos. A implacável lata de lixo da história espera por vocês.

Escrevo estas linhas quando há exatamente nove anos recebi ofício expelido pela Comissão Executiva Municipal do PT a 8 de agosto de 2007, comunicando que, “depois de um amplo debate na reunião do diretório municipal do dia 24/07/07”, meu pedido teve 9 votos contra, três a favor –Padre Amário, José Martinho e Valdim Oliveira do Mutum- e duas abstenções.

Uma semana depois, em 1º de agosto, o escritor, jornalista e então deputado estadual Emiliano José publicou carta aberta se solidarizando, da qual transcrevo trechos:

“Caríssimo Kynkas, grande companheiro. Estou solidário. E provavelmente mais indignado do que você. O meu partido, PT, é um partido laico, aberto a todos os que se disponham a cumprir os estatutos e o programa. Dou testemunho, a quem quiser, de sua coerência, de seu compromisso com o povo, de suas convicções de esquerda, de sua luta em favor de nossa gente sofrida, e nessa luta você já acumula mais de três décadas –do que eu conheço e compartilho”.

“E eu estou entre os que, como Che, não se conformam com injustiças. Você é da nossa estrada, da esquerda brasileira, e dela nunca se afastou. Receba o meu abraço carinhoso”.

Pouco depois do indeferimento da minha proposta, Valdeci quebrou lanças em favor da filiação do vereador direitista João Marques ao PT.

Não é à toa que populares afirmam, com razão, que “O PT de Santa Maria é porquêra”[sic]. Quem transformou o PT santa-mariense numa excrescência? Foi principalmente Valdeci, hoje rebocado pelo candidato a prefeito pelo indigesto PP.

Triste Santa Maria, correndo o grave risco de se tornar curral total [parcial já é] do vice-governador João Leão, espécie de ACM com nova roupagem.

As voltas que o mundo dá: Valdeci Augusto, quem sempre na política cultivou vassalos, agora caminha a passos largos para ser subjugado. Acachapantemente!