PORQUE VOU VOTAR 40

Todo cidadão pode, e deve ter idéias políticas, mas desde que sejam realmente “suas”; da mesma forma que o “seu” comportamento político deve prevalecer, e não o de outras pessoas.

Sou sabedor de que o voto é secreto, entretanto quando participamos de forma pró-ativa na comunidade e pelas atividades que exercemos em prol da coletividade, nos tornamos referência, e sempre somos perguntados sobre nossa posição de qual seria o melhor candidato para nossa cidade. Vejo isso com naturalidade, e isso não quer dizer que as pessoas querem pensar como eu penso, ao contrário, são pessoas que como eu, procura analisar o candidato como todo cidadão consciente deve fazer, perguntando a pessoas com diversas posições na sociedade, também faço isso.

A partir daí a escolha passa a ser feita de maneira mais racional, sem nos deixar levar pelo calor da emoção, o que não é saudável em se tratando da escolha daquele que irá administrar a nossa cidade (nossa casa) por quatros anos.

Analisando as propostas e o histórico de nossos candidatos a prefeito, para votar no próximo domingo (02 de outubro), cheguei a conclusão que a melhor escolha no presente momento seria a reeleição do candidato Laurez Moreira (40) pelos motivos (que acredito serem os mais relevantes) que passarei a pontuar.

- Laurez assumiu a prefeitura em um momento cuja conjuntura política e econômica estavam (e ainda estão) bastante crítica, com isso, embora não tenha conseguido cumprir algumas de suas propostas da última campanha, teve a habilidade de ‘delegar urgências e emergências’ de maneira bastante responsável: percebe-se que a saúde e a educação publica municipal, pontos que acredito ser de extrema importância, foram priorizados e vejo que essa iniciativa é sem dúvida de quem pensa na coletividade e no bem estar das populações mais carentes (àquelas que mais se utilizam desses serviços);

- A dívida de nosso município era muito grande, inclusive com relação ao Plano de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais, o que impedia que se pudessem retirar certidões negativas (fundamental para novos financiamentos para obras públicas), Laurez negociou essas dívidas e vem pagando-as criteriosamente;

- Muitas obras iniciadas na gestão passada foram abandonadas, o repasse de recursos foi paralisado em função do não cumprimento de obrigações do município, Laurez resolveu essa questão e concluiu grande parte das obras abandonadas pela administração passada, e;

- Em se tratando de estrutura urbana, não resta dúvida que a mais de 16 anos não se via nossa cidade tão bem tratada.

Outro quesito que acredito pesar bastante a favor da escolha de Laurez é sem dúvida a sua experiência política, ou seja, sua capacidade de firmar parcerias favoráveis ao nosso município, afinal de contas ele tem um extenso currículo de atuação, o que facilita o ‘transito’ nos bastidores políticos no Estado e em Brasília.

Tenho certeza que uma administração publica, dificilmente conseguirá agradar a “gregos e troianos”, e isso é natural quando o administrador (o bom administrador) tem que delegar ações que favorecem as comunidades menos favorecidas.

Muito ainda precisa ser feito em nossa cidade, afinal de contas passamos por duas décadas de administrações pautadas em políticas ultrapassadas, populistas e perdulárias, sem o devido respeito para com a coisa pública.

Não tenho nada contra a pessoa e o caráter do seu oponente, pelo contrário, conheço-o bem, inclusive sua família e, ele tem um futuro primoroso na política, entretanto, tudo tem a sua hora, tudo tem o seu momento, e o dele certamente virá no futuro.

O exercício da cidadania em política não pode se deixar levar por emoções, a passionalidade e a paixão deve ficar de fora nesta hora, a verdadeira cidadania, exercida pelo voto consciente, deve se pautar na razão, sendo pormenorizado todos os aspectos, inclusive os conjunturais que acabam refletindo em nossa cidade.

Por isso, no dia 02 de outubro, escolhi votar em Laurez Moreira, com o número 40.

* Heráclito Suiter é morador de Gurupi desde 1987, tendo familiares residentes na cidade desde a década de 60. Em Gurupi já atuou como professor, Conselheiro Tutelar, jornalista e radialista e atualmente atua como advogado e é membro ativo de diversas comissões da OAB Tocantins, é empresário do ramo de comunicação e pequeno produtor rural.