DEPOIMENTO DE MÃE

Olá, meu nome é Ismênia Nunes, hoje estou aqui para falar para você que é mãe, independente de partidos, nós mães precisamos nos unir por nossos filhos. Como vocês, passei por muitas dificuldades para criar meus filhos. Minha filha tinha 4 anos e meu filho 2 anos quando fiquei sozinha com eles, tive que me virar. Trabalhava como terceirizada numa empresa até 12h, ganhava muito pouco e consegui um trabalho para das 15h às 22h. Mas 12 dias depois de ter entrado neste trabalho, meus filhos pegaram catapora, eu morava longe da família e não tinha nem mãe, nem irmã, ninguém para cuidar deles. Pedi a contas, cuidei deles, mas a situação apertou, não conseguia mais trabalho. Ninguém dava emprego para uma mãe com dois filhos; afinal, eles poderiam ficar doentes, “mãe de crianças pequenas faltava muito ao trabalho devido a doenças dos filhos”. Tive minha filha com 28 anos, então já estava com mais de trinta anos. Ia em lojas para buscar uma vaga de vendedora e podia ler as placas: “Vaga para vendedora, idade até 25 anos”. Tinha que pagar para vizinhos, conhecidos, para procurar trabalho. Mas logo não tinha dinheiro, passamos por muitas necessidades e até comida faltou na mesa. Não era formada e a falta de qualificação pesava, tinha apenas o Segundo Grau. Comecei a fazer faxinas para conseguir sustentar meus filhos. Um dia me falaram que tinha um candidato contratando para trabalhar nas eleições, era para distribuir santinhos, segurar bandeiras. Fui e consegui, por duas eleições trabalhei com este candidato e quando terminou as eleições estava sem trabalho novamente. Procurei por ele, que me indicou para uma empresa de telemarketing, a mesma empresa que eu tinha pedido as contas devido meus filhos terem tido catapora. A política da empresa era de não contratar nenhum ex-empregado, independente do motivo. Não consegui a vaga, voltei lá, ele me mandou na prefeitura falar com uma pessoa e garantiu que aquela vaga era minha, mas ficou só na promessa. Nada de vaga. A segunda vez que trabalhei com esse candidato, fui trabalhar nas placas no Estreito, isto por que apesar de não ser formada souberam que eu escrevia. Depois que terminou o trabalho, muitos motoristas e pessoas que trabalhavam com as bandeiras, pessoas muito simples vinham me perguntar do pagamento; o pessoal tinha sumido e não tinham recebido, mas eu também tinha sido contratada de boca como eles. Esse candidato era o Gean Marques Loureiro. Não sei quem era responsável pelos pagamentos, mas com certeza nada acontecia sem o conhecimento dele. Agora, uma coisa eu sei, ele me prometeu trabalho por duas vezes e ficou só na promessa. Falo aqui as mães e quero dizer uma coisa, nem voto em Florianópolis, mas na grande Florianópolis e não tenho conseguido dormir pensando em minha responsabilidade de abrir os olhos das mães e das pessoas. Imagina você acordar a noite com estes pensamentos de tudo que aconteceu e uma ideia dizendo, você tem que falar isto para as mães. Afinal, Gean ilude as pessoas, gente, tudo isto que ele fala não passa de promessas de campanha, depois que a campanha acabar nada do que ele disse vai ter valor. Ele apela para o emocional da pessoa, usa crianças para mexer com o coração das pessoas, isto é golpe baixo. É claro que ele não vai conseguir as vagas nas creches, essa ajuda aos pequenos empresários, nem acreditem que isto será possível, olha o custo que terá pra prefeitura 81 milhões se já há uma dívida de 95 milhões. Alô doutor? Para funcionar além dos profissionais de teleatendimento e uma estrutura necessária, nem lugar há na prefeitura, e não é só lugar, quem trabalha ou trabalhou com teleatendimento sabe que não é só botar pessoas para atender precisa de supervisores, coordenares, pessoas para treinar, precisa de muitos computadores, esse trabalho não é feito só com telefone, tudo tem que ser informatizado, as coisas não são tão simples assim. Não há espaço, nem estrutura, nem profissionais, a prefeitura não tem estrutura nem dinheiro pra isso tudo. Além disso, necessita do mais importante: médicos, e quantos médicos você acha que precisa? Digamos que 20 médicos a mais, isto daria um custo de pelo menos 200 mil, levando-se em conta que ganhassem 10mil cada um, até por que menos que isso os médicos não virão, e é por isso que há falta de médicos. A prefeitura não tem verba para metade das promessas que ele está prometendo. Gente, vamos ver a verdade, vamos analisar friamente, é tudo uma jogada de marketing, de apelo emocional. Estou aqui para alertar as mães, não estou ganhando absolutamente nada para falar a verdade, mas precisamos abrir os olhos. Como mãe não quero que caem nessa. Nem voto aqui, e se votasse votaria na Ângela Albino, que é outra mulher de fibra. Infelizmente ela não chegou ao segundo turno, e já que não chegou, peço as mães, aos pais, aos indecisos e até aqueles que querem votar neste Gean que pensem e repensem. Isto tudo é promessa de campanha. Não acreditem nesse Gean, prometer é fácil, ser bonzinho e querido em dias de pedidos de votos é fácil, nesta hora é amigo de todos. Tem uma obra que ele disse que fez, a Policlínica do Estreito, quem tem mais de 45 anos sabe que ele não fez, essa Policlínica, tinha outro nome, mas já existia, eu consultei lá quando era criança. O Gean é mais novo que eu, fez obra quando criança? Ah gente tá na hora da gente parar de acreditar em promessas e analisar mais, o que é possível, o que é verdade e o que é promessa. Outra coisa, essa música que ele usa, era a música da campanha do Dário Berger, e ele nem teve a capacidade de fazer um refrão novo, usa a música que era do Dário: “Floripa bate no peito, eu quero Dário para prefeito”. Em nome das mães que venho alertar as pessoas, não votem nesse Gean, ainda dá tempo, depois não adianta se arrepender. A outra candidata, a Ângela, é mãe, é mulher, fez o Capital criança, eu cheguei a consultar meus filhos com esse programa. A Ângela construiu as casas populares, ela não está mostrando uma imagem do que ela não é, não está iludindo as pessoas com promessas, com sorrisos amarelos. No tempo da Ângela até ar condicionado nos ônibus tinha, lembram? A Ângela foi uma excelente prefeita, ela não promete, ela faz. Há 6 meses com ajuda do ProUni, me formei em Comunicação Social na faculdade, não estou trabalhando, mas com estudo as chances são maiores. Fiz tudo por meus filhos e faria tudo novamente, como mãe não posso ver tantas mentiras usando as crianças, tantas mães sendo iludidas, por isso eu peço: Vote na Ângela 11, não promete, faz.