Amar é distanciar-se

A maior prova que a amo é o fato de não ter a capacidade de lhe dizer. Por mais que as palavras por várias vezes estiveram a ponto de se tornarem ato, o vacilo subsequente deu-me a certeza. Há algo de errado, a ponto de ser doentio, na coisa de proximidade entre quem supostamente se ama. Por que haveria de ser assim? Ainda não teria razões suficientes para sustentar, mas estou profundamente convencido de que meu amor por uma determinada pessoa implica justamente o contrário da proximidade. Meu amor, ao menos o meu, costuma se pautar no que há de melhor em uma pessoa em relação a mim. Sendo assim, suponho que só algum tipo de doença me faria pensar certa necessidade de estar com você. Ora, qual seria a utilidade de minha presença? Seres amada? Não, pois, bem sei, tu já és, e por outro.

Eu gosto tanto de você e a distância é e será a maior das provas. Por ora, conversemos, sustentemos nossa amizade. Mas deixe, por favor, que o tempo me apague de tua memória. Faça disto como tua parte, e prometo que não lutarei contra. Em verdade, minto. Lutarei com todas as forças, mas todas as minhas forças, unidas, ressoam materialmente silenciosas. Continuarei, sempre, a escrever cartas que você as nunca lerá; reinterpretarei canções a teu favor; e, tal como todas as pessoas hão de pensar, hei de pensar em ti, a todo momento. Portanto, a fim de uma promessa verídica, lhe prometo que toda essa minha iniciativa lhe passará despercebida, não por meu intento, mas por incapacidade em fazer algo distinto, minha incapacidade de amar de outro modo, mesmo porque, para mim, só considero haver esse modo. Não quero, com isso, lhe desmerecer, ou duvidar do quanto, também, gostas de mim. Mas, minha amiga, vivi o bastante para perceber que não terei o que anseio, e, por mais que pasmo sempre que penso na realidade de tua afeição pela minha pessoa, haverá isso, também, de não resistir à força do tempo, não propriamente pela inegável força do tempo, mas antes pela minha inexpressividade que sucumbirá, fatalmente, perante esta força.

Que o tempo lhe traga verdadeira felicidade, é o que lhe desejo da única maneira não egoísta que consigo, e tudo que é não egoísta em mim está em direta relação com o que sinto e penso sobre você.

Julius Schindler
Enviado por Julius Schindler em 23/10/2016
Reeditado em 25/10/2016
Código do texto: T5800334
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.