Paz

A paz, como será que é? Onde a encontrar?

Alguns relatos constam que ela existiu em algum lugar, em algum tempo. Mas onde? Qual seu formato, sua essência, sua divindade?

O que é necessário pra se ter paz? Há ritos ou rituais pra isso? Somos capazes de sentir, de criar ou imaginar a paz?

Ela é palpável, inodora, tem valor comercial, moral, psíquico? Afinal de contas por que não se tem paz neste planeta? Qual o benefício da guerra, da violência, da maldade, da perturbação?

Quem inventou a paz? E por que criaram a guerra? Na história quanto de paz se tem registrado, e qual é a proporção de benfeitorias da guerra? Se a paz é boa porque ela não existe nos lares, na sociedade, na escola, nos meios políticos, nos desacertos religiosos?

Enfim, quem propaga a paz? É proporcional a guerra estupidamente elaborada e exercida a paz que deveria existir pra manter o equilíbrio?

O que é paz interior? A saudação paz de Jesus? Vá em paz, irmão? Não é controverso você desejar o que não tem? Quando eu toco músicas de rock bem alto, não estou incomodando meus vizinhos?

A humanidade dos tempos atuais está longe dela própria, a evolução tecnológica está 'cool' no consumismo e estagnou o crescimento, mesmo que tímido, da moral humana.

Na era cibernética atual, desvirtua de longe os presságios de alguns filmes do passado, hoje temos uns tantos desconhecidos morando na mesma casa e mal se conversam. Bem, pode ser que troquem umas mensagens pelo face ou WhatApp, aliás o que significa tudo isso?

Alguém promove a paz por estas redes sociais? E pra que serve o Nobel da paz? Não fico em paz com tantas perguntas, nem é pra ser irônico isso. Mas tudo isso é pra que sintas, veja, observe, reflita se incomode com os acontecimentos a sua volta e dentro de si também.

Pois é de dentro pra fora que as coisas acontecem, não deseje paz, faça acontecer o tempo todo, sua vida toda, vamos deixar um mundo mais pacífico para os próximos que virão.