Uma carta pra Mira Ira
 



Querida amiga poetisa, 

Hoje revi alguns textos nossos, dos tempos do nosso Sexteto, você era Mira Ira, a poetisa mineira, fonoaudióloga, humorista, bonita e querida do grupo. Lembra amiga? Tempo bom, quando nos divertíamos com os temas caipiras. Por onde andará Pedrinho Goltara, nosso amigo quase desbocado? Divertido e irreverente, dizia ser o rei do terreiro lá no Espírito Santo.  E o Poetadador? Nosso médico, foi embora pra Barcelona, nos esqueceu, foi cuidar dos doidos na Espanha, e lá é um canteiro pleno. Esqueceu sua musa, e eu que estava começando a gostar do título... Airam Ribeiro, está aqui no Face, um cordelista maravilhoso, ainda continua lá em Itanhém, em algum ponto da Bahia. Milla Pereira, essa também está por aqui, no Face, mas mudou de nome, o marido dela foi pro céu, cansou daqui da terra. Milla não escreve mais caipirês. Fiquei só, estou aqui me perguntando: por que Sexteto? Éramos seis de fato? Fiquei só, a única que continua escrevendo caipirês, pra contrariar meu filho, metido a besta, que quer que eu escreva sonetos alexandrinos, que eu seja a moderna Byron. Acho que ele sofre a influência da namorada poeta, mas essa não seria eu. Eu disse e repito: vivo para escrever, não escrevo pra viver. Escrevo o que eu gosto, o que não me entristece, fujo das coisas tristes; conselho do meu hematologista.  Tristeza é o alimento principal do câncer, fujo de tudo o que me aborrece.  (Risos), isso aí não é tão verdade, eu sou muito xereta, dou palpite no furdunço da turma aqui no face, alguns se aborrecem. Mas agora fiz um propósito, deixarei o circo queimar sozinho, não sou bombeira mesmo.
Você mudou seu pseudônimo, agora é Mirah. Pois é, minha Mirah. Bateu uma saudade de você, do nosso grupo divertido, dos desafios em cordéis, cordéis que contrariavam os eruditos de plantão, e nós ríamos com a erudição daqueles “críticos”.  O tempo passou; a terra completou várias  voltas, eu envelheci, assumi meus cabelos brancos, e sou grata por eles, não foi bom o tempo que fiquei sem cabelos. Agradeço, a cada amanhecer, pelo dom da vida. Sou fiel ao Deus que me amparou no deserto, foi lá que aprendi que no sofrimento crescemos espiritualmente. Aprendi que sem Deus não conseguimos nada. Consegui a graça da alegria, como Paulo, o apóstolo, sei estar contente em qualquer circunstância.
Mande notícias, sinto saudades de você, da Amanda. Qualquer dia desses eu publicarei aquele texto sobre a velha santeira, lembra?  Só pra matar a saudade do Sexteto.
Entrei em sua página, vi ali belíssimos textos seus. Parabéns!
Um grande abraço,

Hull (ou Claraluna, como queira)