Nicolas

O Chile apresenta uma louca geografia. O norte é um deserto, o centro é um vale fértil de clima temperado enquanto o sul é uma região fria formada por lagos e florestas de coníferas. 

O norte seco formado pelo deserto do Atacama apresenta uma economia baseada na mineração e na pesca. O cobre é extraído das minas de Chuquicamata e a indústria pesqueira é especializada na produção de farinha de pescado.

 Os vales centrais do Chile apresentam solos férteis propícios para a pratica da vitivinicultura e o cultivo de frutas e cereais. Conheci a Viña Concha y Toro e suas cavernas onde o vinho Casilero del Diablo é armazenado. Naquele lugar colhia uvas direto do pé para comer. Lembro que comi a uva Malbec que é bem doce e deliciosa. 

Em Santiago andei seis quilômetros para subir o Cerro San Cristóbal e prestigiar uma visão panorâmica da capital chilena. Fui ao Mercado Central cheio de peixes, frutas, salame, presunto e queijos para vender. 

Em Valparaíso as casas têm uma arquitetura exuberante. Fui na casa onde Pablo Neruda viveu nessa cidade. Atualmente é um museu. De sua casa pode-se ter uma visão panorâmica de Valparaíso. Conheci as Dunas de Concon e vi leões marinhos nas praias de Valparaíso. 

Em Viña del Mar conheci a praia de Reñaca. As águas do Pacífico são geladas e não dá para nadar. Conheci também a casa de praia de Pablo Neruda em Isla Negra. As melhores coisas do Chile são os vinhos e os poemas de Pablo Neruda. Pablo Neruda foi um escritor comunista que escrevia poemas sobre a América Latina. Comprei muitos livros dele. 

A gastronomia chilena é rica e variada. Comi Caldillo de Congrio. Congrio é um peixe comum nas águas do Pacífico. Sua carne é branca. Comi empanada frita de queijo com camarão; ceviche; mote com huesillos. Bebi muito vinho e pisco sour. Eu sei fazer pisco sour. Quando vier ao Brasil farei um para você e Christian. 

Muitos peruanos e colombianos vivem no Chile. Tem um lugar em Santiago que só tem restaurantes do Peru e da Colômbia. Os peruanos vendem frutas, verduras e legumes e tem muitos restaurantes de comida típica peruana nos mercados de Santiago.

Conheci o estádio do Colo Colo porque gosto de futebol. Conheci uma biblioteca com internet que funcionava dentro de um vagão de trem. Fui a uma cidade pequena chamada Casablanca. Lá conheci a Viña Casa del Bosque onde comi empanadas de carne com vinho e aluguei uma bicicleta e dei uma volta por toda a propriedade repleta de vinhedos.


O sul chileno é formado por lagos e florestas. O clima é frio. Lá está a gelada Patagônia. Economicamente a região se destaca pela silvicultura, ovinocultura, salmonicultura e turismo. 

Você me conheceu muito mais nas cartas que te escrevi do que nos cinco dias que estive com você na França. Quis nessas cartas mostrar quem sou para você. Escrevi sobre o Chile do Atacama, do fértil vale central e da Patagônia. Um abraço do Brasil até a França para você.
Bruno Valverde
Enviado por Bruno Valverde em 29/04/2017
Reeditado em 29/04/2017
Código do texto: T5984884
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.