Sorria, você foi enganada

Vai acontecer desse jeitinho mesmo, numa dessas sextas-feiras em que ninguém espera alguma novidade. Vai acontecer no meio tempo entre o término das aulas e a hora em que você imaginou que sairia de casa. Será uma surpresa pra você, pra suas amigas e pra sua família. O moleque que um dia pareceu ser homem jogará na sua cara umas mentiras covardes, quebrará todas aquelas promessas infundadas e te fará chorar.

E, pra ser sincero, espero que chore bastante. Espero que chore até que suas bochechas estejam suficientemente hidratadas. Espero que chore até que elas sejam exploradas pelo mais tímido dos sorrisos. O sorriso daqueles que percebem que foram enganados – e têm muito a aprender. O sorriso daqueles que como eu e você, sabem que a vida bate com força, mas não costuma nocautear.

Tonteia, desnorteia, faz girar, mas não nos joga no chão. O coração se faz ponto de equilíbrio e pulsa mais forte, nos impulsiona pra cima e pra frente. Pra longe do chão e distante do passado. E pode ser que, por isso, fiquemos desanimados, cansados e desacreditados. O sangue corre rápido e a sensação nos domina, mas dura pouco. É que o corpo se rearranja e a gente se recompõe.

O sangue se renova, assim como os nossos relacionamentos e as nossas lembranças. Aprendemos a substituir o antigo pelo novo, aprendemos a valorizar o que é intenso e de verdade. Aprendemos que criar novas conexões é tão importante quanto fortalecer as que já existem. Aprendemos que amor é calma, é amizade, é companhia, é oposto à loucura em que nos metemos.

Pode ter certeza, mocinha. Vai acontecer desse jeitinho mesmo, num dia da semana em que ninguém espera alguma novidade. Cê vai abrir os olhos e perceber que esteve sozinha, mesmo que bem acompanhada. Cê vai levantar e constatar que valeu a pena, que tá tudo bem, que agora as ideias estão todas organizadas e que cê aguenta mais umas porradas. O ringue da vida te espera, e eu tô torcendo por você.

Pode treinar sozinha o tempo que quiser, só não desiste de brigar. Um moleque já foi, acho que não faltam muitos.