Numa fila

(cena: fila infinita, sem conseguir ver o final.)

"(...) Também estou nesta fila. Com vocês.

Já deixei muita gente passar na frente e algumas recusei. Não sei, simplesmente não senti que deveria deixar passar....

Mas é claro que ninguém sabe ao certo o que há no final dessa fila. Um grande mistério. Nunca vimos alguém sair e muito menos temos conhecimento de outras filas. Mesmo quem tem passe livre, continua aqui transitando.

Já ouvi muitas historias sobre o final da fila, mas ninguem sabia muito concreto. Apenas nossas versões de pura imaginação e fé.

Ouvi uns murmúrios:

"Talvez seja pra pagarmos a uma conta?"

"Talvez seja para finalmente poder descansar de ficar em pé aqui?"

Mas mesmo que incomodados, ninguém ousava sair da fila... Estávamos condicionados. "É uma fila ué, temos que esperar pra ver."

"Mas que fila é essa?" - Perguntei pro colega da frente - "não sei" - respondeu - "só estou nela!"

"Mas que fila é essa?" - Peeguntei para o amigo de trás - "... olhe, me disseram que é coisa boa!" - disse convicto.

"Mas que fila é essa?" - Perguntei já sem forças, a alguem voltando...

E Aquele olhou no fundo dos meus olhos,

viu meu fogo sumindo e me respondeu susurrando:

"Não conte pra ninguém? - Faço que sim com a cabeça.

E então ele chega no meu ouvido e fala:

- Não é uma fila,

é uma roda!"

------------------------------------------------------------------------------

reflexões:

-Já reparou que é comum deixar passar na frente alguém para que dois conhecidos fiquem juntos?

-e é super desrespeitoso um desconhecido passar na frente de outro,

- eé aceitável alguma celebridade conhecida e querida por todos não pegar fila ou não pagar pra estar ali como os outros.

"Ela merece."

- e é inaceitável uma pessoa super conhecida mas não querida, não pegar fila ou não pagar, ainda que seja status possibilite isso.

"Não curto muito aquele ali",

-e Que às vezes, por medo de sermos agredidos, deixamos passar na frente, ou torcemos para que alguém atrás tenha coragem de barrar certas pessoas das quais acreditamos poder nos machucar.

" Quero distância daquele ali",

-Que às vezes, optamos por esperar alguém que admiramos para sair da fila juntos, mesmo que esteja na frente, para essas valem a pena a espera?

" Eu ja terminei, mas to aqui esperando fulano"

------------------

São exemplos que me fazem ver a justiça do senso comum trabalhando com simpatia e antipatia. Medo e Admiração.

Utilizamos nossas opiniões e leituras sobre os outros e nossas memórias o tempo todo para definir quem deve aguardar na fila e quem tem o livre acesso....

*

--------------

Pisca um dos olhos.

Me abraça

e continua seu caminho.

FlávioDonasci
Enviado por FlávioDonasci em 18/08/2018
Reeditado em 29/12/2018
Código do texto: T6422861
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.