Amigos

Carta aos Amigos Escondidos

Defina amizade. O que é um amigo? Leva tempo para construir ou é questão de afinidade imediata? Vocês consideram seus colegas amigos? A amizade que mantém é reciproca?

Às vezes acho que todo mundo exagera. Nenhum amigo? Não existe ninguém que vocês podem contar? Eu custo a confiar nas pessoas. É paranóia pensar que só eu não tenho uma companhia para fazer nada. Apenas contemplar ao lado de quem se gosta. Mesmo no silêncio. Olhar tranquilo sem ansiedade de parecer interessante.

Sempre rola. Inicio uma relação e descubro que esse amigo tem outros grandes amigos. Eu estou começando um novo circulo de amigos desde pequena. É como se tivesse prazo de validade. Até quando meus novos amigos vão durar? É cansativo trocar de amigo de semestre em semestre. Parece divertido. Só parece.

Medo de ser excessiva, inconveniente ou precipitada. Existe hora certa para chamar alguém para sair? Claro que não, mas por que somem? Existe defeitos dos mais variados e essas pessoas sabem que podem contar com alguém.

Nem sei aonde eu quero chegar. Só queria entender pq sinto que há uma barreira entre o coleguismo e a amizade.

Eu preciso de pessoas que precisam de mim. Procurar por alguém saciado é broxante. Receber uma ligação inesperada chamando para ir ao cinema ou simplesmente perguntar como estou é pura endorfina. Me sinto existente quando me procuram pq sou eu. Não é atoa - dizem que quanto mais amigos verdadeiros se tem, mais feliz é. E depois de adulto, é complicado ser imprescindível. Os velhos amigos apareceram antes. Chupo dedo ou persisto? Sei não, enquanto eu tento criar vínculos mais douraveis, eles estão curtindo com os amigos insubstituíveis.

Talvez eu reclame de barriga cheia. Talvez. Eu só não quero implorar por medição de importância. Me chamem para tomar um café pq tem espaço na cota de vocabulário. Mas por favor, não me procure pq todos seus amigos decidiram não sair hoje. Eu valho mais do que uma xícara de café fria. E vocês também.

Quero indicar uma música viciante, acompanhar numa palestra entediante, ir numa festa de debutante mesmo que seja por consideração a sua irmã pequena. Quero está no hospital quando você operar da vesícula, te acordar numa tarde de domingo para irmos fazer nada em um lugar qualquer. Ser presente quando você menos esperar. Ligar para fofocar ou só desabar. E quando quiser falar, é só gritar. Pode ser via email, telefone ou na janela do meu quarto 19h de uma quarta feira. Vamos vê fla flu mesmo preferindo ir ao pub de rock. E quando for segunda, você ja sabe que a vez será Criolina no Calaf.

Se fosse para definir amizade em uma só palavra, eu diria: ceder. Ceder a vez, o ombro. Abdicar uma vez pq saberá que será recompensado. Sem intolerância, do samba ao rock, pub ou casa de tia. Nem todos amigos são almas gêmeas. E isso é fascinante. Qualquer lugar se torna o melhor lugar do mundo quando se tá na companhia de bons amigos.

Dréus
Enviado por Dréus em 14/09/2018
Reeditado em 14/09/2018
Código do texto: T6448138
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.