Carta sobre a questão do aborto

CARTA SOBRE A QUESTÃO DO ABORTO
Miguel Carqueija

Nos meus cadernos encontra-se o manuscrito desta carta redigida em 28 de junho de 1991 e remetida ao jornal “O Globo” do Rio de Janeiro. Não tenho certeza se a mesma foi publicada.

“Em apoio à carta de João Evangelista dos Santos Alves (28/6) quero lembrar que a proposta de se praticar o feticídio nos casos de deficiência congênita possui características nazistas. Na Ficção Científica são muitos os alertas contra esse tipo de degeneração moral da sociedade, tendência que leva ao infanticídio generalizado, ao extermínio chamado “eutanásia” — dos mais velhos, inválidos ou doentes graves, dos índios e de outros grupos que de alguma forma incomodem. A continuar assim, quem restaria com direito à vida? Chegaremos ao absurdo imaginado no filme “Fuga no século XXIII”, onde os que completam 30 anos são eliminados?
De resto, a menos que se pratique a discriminação etárea contra os conceptos, o abortamento dos deficientes teria como implicação a eliminação de todos os que possuem defeito físico. O Aleijadinho, Beethoven, Hellen Keller, Luís de Camões, Stephen Hawking, não obstante seus méritos, não teriam direito à vida. Pensar que médicos querem levar a humanidade por esse caminho!”


imagem freepik.com