Ideologias e utopias

Uma pessoa que eu amo muito e encontrei ontem me confessou, no fim de uma discussão acalorada no sentido de ideias e totalmente amigável no sentido dos comportamentos, que ela tem uma visão de mundo utópico. Talvez eu não devesse expor isso aqui, mas vou fazê-lo por considerar de suma importância o que vou dizer e também pelo fato de não ter dito na ocasião por falta de tempo e de inteligência (não necessariamente nesta ordem de importância).

Toda vez que temos uma visão de mundo ela é por definição limitada. Nós não temos a capacidade de englobar toda a realidade, logo não podemos prever todos os fatos, nem calcular todas as consequências dos nossos atos e nem responder a todos os questionamentos. Por isso, sempre que elaboramos uma visão de “como as coisas deveriam ser”, o fazemos conforme informações que nos estão disponíveis.

Toda vez que alguém tenta realizar uma visão de mundo utópica na sociedade, o seu modelo é incapaz de ser justo porque não consegue englobar todas as injustiças, além de ser incapaz de convencer à todos porque não pode englobar todo o raciocínio lógico-racional. Incapaz de ter autoridade pela inteligência (o plano, não a pessoa), o plano somente pode se realizar pelo poder da força.

Por isso, uma sociedade justa é necessário ao menos que as pessoas tenham acesso à toda informação (sem censura de nenhuma espécie) e aos meios de se defender daquilo que elas consideram injusto, sendo o estado o mediador dos conflitos. A falta do estado em garantir estes dois direitos à todo e qualquer pessoa é elemento degradante da sociedade e caracteriza por si só o autoritarismo.

As ideias descritas aqui são por si só é uma ideologia (“Ideologia” vem de “ideia”, do Grego IDEA, “protótipo ideal”, literalmente “forma, aparência”, de IDEIN, “ver”, mais LOGOS, “tratado, discurso, estudo”). A diferença desta ideologia para outras que existem por aí é a não limitação das possibilidades e sim uma direção a ser tomada e também não será imposta a ninguém. Uma ideologia fechada em si mesma é a própria definição de autoritarismo.

Quando não impomos nada, temos tempo suficiente para analisar as ideias em busca de algo melhor. A própria realidade tem mecanismos capazes de selecionar o que há de melhor. Qualquer injustiça não perdurará se os injustiçados tiverem meios para se defender e os justos tiverem meios de informação (meios de se informar e informar aos outros, ausência de censura, além disse é ter meios de informação como possibilidade de ouvir e ser ouvido e não de ser dono da mídia).

Além de tudo isso, acredito piamente que tudo que não seja possível de realizar eternamente sem dano e que não têm amparo na realidade deve ser descartado prontamente (outra ideologia que dever ser analisada e melhorada).

Te amo.