Trajeto é o intervalo entre o início e o fim,
É uma viagem, viagem da vida Pois aqui estamos de passagem,
No trajeto da vida ou na viagem da vida Embarcamos na estação primeira, a estação dos sonhos Ao embarcar sabemos que no trajeto tudo será novo, A cada avanço algo conheceremos,
Partindo do "sonho" o trajeto vai se tornando realidade,
Se a vida nos conceder o direito de sentarmos no assento da janela,     a paisagem ainda que de passagem nos mostrará quadro a quadro as novidades vividas: ora veremos lá longe no horizonte um sol sorrindo, e mesmo de lábios fechados será inevitável a relutante frase: “nossa que dia mais lindo”, ora veremos no mesmo horizonte um céu de cenho cerrado, nuvens negras anunciantes de um temporal infindo. O coração acelera, a alma chora. Chora de saudade do horizonte sorrindo. Mas é o trajeto da vida... Da janela observo que o trajeto percorrido me marcou com alegrias e tristezas, Não consegui entender se as alegrias e as tristezas contempladas no trajeto estavam na paisagem ou estava em mim... Então elevei meus pensamentos ao autor do universo e indaguei... Grande Criador, Força da natureza, Fonte do saber, Dono absoluto, Regedor do universo.... Podes me explicar...? Nesta viagem é a paisagem que ora me deixa alegre e ora me deixa triste? Ou sou eu que, ora faço a paisagem chorar e ora a faço sorrir? Gostaria Sábio Formador, quando chegar na estação final, olhar para a imensidão e ao contemplar algo sem igual; não entendi que a paisagem no trajeto da longa viagem era o prenuncio desse dia. Dia da chegada, que para o humano é o fim. Uma grande parada!
Porem por nada entender te perguntei... Grande Rei...
_ Aqui é o fim?
_ Abraçando minha alma e com uma voz calma balbuciou em meus ouvidos _ Não filho amado! . Olha  os teus adereços.... Estas comigo.!... 
    Aqui é o começo....