Leia esse livro e mude sua vida

Caro leitor,

Desculpe por esse titulo super, mega apelativo, eu precisava chamar sua atenção! É que sou muito fã de livros, mas confesso que ultimamente tenho tido dificuldades em encontrar um que me agrade, daqueles que impactam nossa vida e mesmo sem estar com o queridinho nas mãos somos capazes de repetir falas e frases escritas pelo autor. A leitura acompanha nossa maturidade, acredito nisso. Antigamente, em minha adolescência, adorava Best-Sellers românticos, hoje em dia confesso que me irritam, cenas e falas muito clichês que já não me causam o mesmo assombro de antigamente. E a boa noticia que tenho para transmitir hoje é a seguinte: eu encontrei um livro sensacional, daqueles que parecem cair da estante em nossa cabeça e por pouco não gritam:

ME LEIA, ME LEIA...

E essa leitura me encheu de alegria, sabedoria, sentido e tenho plena certeza que fará o mesmo com você. E o mais incrível, é baseado numa estória real. Eita coisa boa! Confesso, envergonhada, que por pouco não chorei no ultimo capitulo. Quando a coisa é boa não queremos que acabe, não é? Mas enfim, vou começar a escrever sobre esse livro incrível para que você fique com imensa vontade de ler e acredite, não irá se arrepender. Bom, lá vai, o titulo é o seguinte: ‘A última grande lição’ de Mitch Albom. Ele retrata como foram os últimos dias de vida de Morrie, acometido pela mesma doença com a qual Stephen Hawking sofreu. Morrie sabia que possuía poucos meses nessa terra e resolveu contar-nos nesse pouco tempo que lhe restava o que realmente é importante na vida, para que não tenhamos arrependimento do caminho que escolhemos trilhar aqui quando estivermos na porta de saída desse mundo.

Primeiro quero lhe dar um conselho: Não leia esse livro na pressa e com ansiedade. Leia-o com respeito. Pegue uma caneca de chá e biscoitos se preferir, sente-se em um lugar agradável e observe o rosto de Morrie Schwartz na contracapa, imaginando o som de sua voz. Toque essa vida com apreço. Nas primeiras páginas ele ainda será um desconhecido, como acontece com uma pessoa que acabou de lhe ser apresentada, mas a cada capitulo você perceberá que Morrie ganhou vida e se tornou mais que meras palavras impressas, tornou-se um amigo, um conhecido.

Pode alguém que nunca vimos pessoalmente, do qual não conhecemos os costumes, se tornar um amigo? Afinal, o que é amizade? Partilho agora um pouco de mim. Acompanhei Morrei em cada capitulo, imaginei como ele se mexia enquanto dançava (seu lazer predileto) e sua dor ao descobrir que não conseguiria mais dançar; a pequenez que vivenciou; o corpo definhando aos poucos; amor semeado; os sofrimentos dos últimos dias de vida; os sorrisos distribuídos; a coragem perante a morte; as conversar sobre o que realmente é importante na vida, tidas com Mitch; a autenticidade... Confesso que no ultimo capitulo senti vontade de chorar pela morte de Morrie, eu aprendi com ele, sentia-me grata por tudo que ele compartilhou e agora teria que me despedir.

Por que eu senti tudo isso? Morrie foi autentico, eu conheci um pouco do homem que ele foi através dessa leitura, o admirei, conheci seus medos, sua vida tocou a minha através de sua sabedoria. Por isso digo que ele poderá se tornar um amigo, por que você o conhecerá. Quando tocamos a vida de uma pessoa, seus pensamentos e sofrimentos mais profundos, temos a sensação de que compartilhamos intimidades, somos conhecidos. Isso é ser amigo?