Lições que o tempo passou a limpo

Minha filha

Escrevo essa carta antes que me esqueça de tudo que achei mais importante para te dizer. Não estou aqui para dar lições de moral, longe de mim perder tempo com ditados e explicações que encontrarão seu destino em uma lixeira. Apenas, desejo, não como último desejo (esse eu guardo para uma ocasião mais derradeira), que você se liberte de toda provocação que a vida cismar de te acenar.

Depois de tantos anos e das muitas décadas amassadas pelo caos e alisadas pela esperança, eu digo o essencial: o amor acontece, simplesmente assim. E se te acontecer de maneira inesperada a paixão ou algo mais do que isso, que te envolva de maneira que perca o sono e a fome ao mesmo tempo, quero que saiba que eu também vivi isso e tenho sobrevivido. E não foram só amores, houve também vários desencontros. Mas quem está contando as cicatrizes?

Acho que aprendi e talvez só tenha insistido em elaborar essa listinha de dicas para poder te alertar. Não são conselhos, pois não tenho sabedoria para dá-los a ninguém. Se tudo der certo, você não precisará ler essa lista, mas se ainda for, pode compartilhar. Eu tentei... quero que tente mais ainda, tá?

1- Quando uma pessoa conta tudo da sua vida não quer dizer que ela é confiável. Às vezes, ela apenas te confundiu com um psicólogo ou um padre.

2- Ser sincera é bom. Sinceridade demais é falta de educação. Confira se você está sendo honesta ou apenas sem consideração com os sentimentos alheios.

3- Quer experiências novas? Pule de paraquedas, atravesse o oceano a nado, escale o Himalaia, nade com os golfinhos. Não manipule vidas. Você não está capacitada para isso.

4- Sua intuição pode ser ótima, mas cuidado. A imaginação costuma ser mais rápida e tem o péssimo hábito de amordaçar a intuição e prendê-la no sótão do inconsciente. Prefira confiar nos fatos. Eles são chatos, mas não mentem.

5- Se você tem regras pessoais, respeite-as. Não abra exceções, mesmo se aquela pessoa pareça tão especial. Especial é você.

6- Não há problema em errar. Erre e aprenda. A repetição do erro fará com que você fique mais esperta e não caía mais na mesma armadilha. Mas lembre-se: Nem tudo, nem todos têm recuperação.

7- Quando um amigo de verdade te disser “deixa pra lá”, largue mão mesmo. Amigos nem sempre dizem o que você quer ouvir, mas o que você precisa ouvir.

8- Doeu? Tente agir de outro modo. Doeu no outro? Mantenha distância. Ninguém precisa sofrer pelos seus erros.

9- Vai mergulhar em uma paixão? Tenha certeza de que está preparada para isso. É preciso ter fôlego, coragem e força para retornar à tona. Não, não é pra qualquer um.

10- Arrisque, ame, quebre a cara. Só não culpe ninguém pelos seus impulsos. Assim como ninguém é responsável pela sua felicidade.

E seja feliz, tanto quanto puder aguentar

Beijos,

Mamãe

Claudia Roberta Angst
Enviado por Claudia Roberta Angst em 25/06/2019
Código do texto: T6681032
Classificação de conteúdo: seguro