Carta à Tribuna em defesa da vida

CARTA À TRIBUNA EM DEFESA DA VIDA

Miguel Carqueija

Carta publicada em 1º de outubro de 1997 no jornal Tribuna da Imprensa, do Rio de Janeiro, sob o título “Louvação”. Esse estranho título foi colocado, naturalmente, pela redação, pois cartas de leitores não vão intituladas. Hoje em dia elas seguem em geral pela internet, mas naquele tempo ainda era usual o uso do correio postal.

Simplesmente espantosa a carta do Sr. Theofilo Roncatto publicada em 18/9/97! Ele chega a agradecer os incontáveis abortos já feitos no mundo, porque, segundo ele, graças a isso a população não aumentou tanto! Por tal raciocínio nós poderíamos louvar, por exemplo, todos os indivíduos que causaram guerras, já que as mesmas de fato contrabalançaram o crescimento populacional! Vamos então erguer uma estátua a Hitler? E que tal os que mataram por repressão interna? Teceremos louvores a Stalin, Mao Tse Tung, Pol Pot e Ceausescu que, juntos, levaram à morte centenas de milhões de seres humanos? E se é tão importante assim conter a população, que tal agradecer aos “moderadores” mais prosaicos, tipo assaltantes e pistoleiros? E os suicidas, vamos incentivá-los? O prezado leitor esquece que há soluções melhores. Se a moral cristã fosse mais seguida não haveria tanta gente no mundo. Mas hoje em dia adolescentes de 13 ou 14 anos (crianças) são estimulados a praticar sexo. Que tantas vidas sejam geradas sem as necessárias condições de sustento a grande culpa é dos meios de comunicação pervertidos, que difundem a libertinagem como coisa normal.