Carta à Presidente Dilma

Presidente, será que a senhora poderia, conceder-me alguns dos seus preciosos minutos, para comentar alguns questionamentos que não consigo entender? Serei breve, não se preocupe.

Para começar, explique a questão do "O Petróleo é nosso". Gostaria de saber, como a gente pode ter alguma coisa que foi garantida ser nossa, mas são os outros que desfrutam de seus benefícios? Sim, porque, com nosso Brasil, auto suficiente em petróleo, no mínimo era para nós, "os donos" do mesmo, pagarmos menos pelo combustível, do que os outros que não são donos, não é? E o que mais nos causa indignação, frustração, raiva e etc. - donos desse petróleo - é todo esse alarde sobre o assunto, e não podermos usufruir dessa festa que vocês fizeram aí "em cima".

De que adianta essa descoberta? Torna-se mais frustrante ficar sabendo disso do que se não tivesse. Pelo menos continuaríamos sabendo, pelos malabarismos do governo, que somos obrigados a viver mercê do mercado externo.

Hipoteticamente, vocês fizeram como um pai que dá um brinquedo valioso para o filho, mas não o deixa brincar, e ainda por cima, deixa o vizinho brincar à vontade na frente dele.

E pior de tudo, empresas internacionais, doidas para pôr as mãos nesse "ouro". E deixam bem claro, que nem é para comercializar no exterior, mas aqui dentro mesmo, porque nós ( seus palhaços) como consumidores, é que lhes interessa, já que lucrariam muito mais. Isso é a gota d´água.

"O Petróleo é nosso". Talvez essa frase ja havia sido dita em alguma reunião de "gringos", interessados desde o início, e vocês a usaram para, mais uma vez, ludibriar o povo. Só que o povo não é mais "trouxa" e estamos em estado de ebulição; por isso, não percam de vista a possibilidade de uma grande massa outrora pacífica, cega e engessada, de repente passar a enxergar e agir, já que, deitados fora, foram feitos os grilhões, e com mãos livres, é melhor para se agir.

"O petróleo é nosso" (Meu, seu, e dos gringos)

Nota rodapé: Deixei essa carta na categoria rascunhos, achando que a havia publicado, desde quando Dilma era presidente. Era minha indignação na época, quando alardearam sobre o tema. Mas a indignação continua e recrudesceu, é claro, já que a coisa ficou pior e os nossos "representantes" lá de cima, todos se calaram; e os alardes esmaeceram pois o petróleo é mais deles do que nosso.

Publicando em Julho 2019