Carta ao Projeto RUMOS !

Amigos do

Projeto RUMOS !

Agradeço a presteza na resposta e a GENTIL FORMA de tratar um impertinente como eu... PARABÉNS pela paciência e sutileza ! Infelizmente, eu que aguardei desde 2017 para entrar com 1 projeto me vejo praticamente "ALIJADO" dele pelo artigo das Regras que impede aposentados de se inscreverem.

Num país em que aposentado "não pode trabalhar" para não perder "a fortuna de 1 salário mínimo" que o Governo Federal (nos) paga, sinto que não posso me cadastrar porque estou aguardando desde 27/dez. 2018 pelo tal "BPC" (benefício idêntico à aposentadoria) que já demora quase 10 meses... e olha que iniciei o processo em 4/junho de 2018.

Sendo assim, pergunto ao RUMOS: "pré-aposentado pode se inscrever, antevendo que estará na condição "ilegal" justo quando a verba seria liberada" ?!

Aqui levanto uma questão curiosa: essa VERBA não é renda, o artista não pode USUFRUIR DELA, deve usá-la toda no projeto aprovado, até as eventuais "sobras", se fôr o caso. Não vejo como o Governo Federal (INSS ou a Receita) possa intervir alegando ILEGALIDADE. Ademais, o IMPOSTO na fonte é outro item do RUMOS que precisa ser modificado. Porque não se DOAR a verba NO SEU VALOR REAL, e não no total bruto, pois boa parte dos inscritos nada sabe sobre IR e nem imagina qual a percentagem de desconto que é feita. Pelo que sei, até 16 MIL REAIS nada se paga de IR, concordam ?! Logo, meu projeto de livro de CONTOS orçado em aproximadamente uns 7 ou 8 mil reais não teria desconto algum... estou errado ?! Os valores de apoio citados nas Regras atualmente acabam parecendo "engodo", me perdoem a franqueza e o RUMOS nunca precisou disso, é um projeto sério.

RUMOS construiu-se de forma diversa de tantos projetos de incentivo... acredita nos julgadores, não exige ineditismo (no caso de Literatura) que parte do princípio que o Autor precisa SER DESCONHECIDO... ora, um técnico profissional não muda sua análise só porque conhece o Autor de determinada obra cultural. Parabéns (de novo) por revelar os nomes dos que nos julgarão, êles merecem essa divulgação, fizeram jus a distinção de estarem hoje dentro do RUMOS.

Para encerrar, mais uma "chatice": após a primeira fase eliminatória, o RUMOS deveria DIVULGAR apenas os que passaram à fase final... isso LIBERA os demais artistas para continuarem lutando por um patrocínio em outros ambientes. Da forma que está, "FICA-SE PRESO" (com o projeto) até MAIO/2020... por essa razão não participo de concursos literários, que funcionam nessa linha e, pior, não devolvem os caríssimos originais encadernados, cujo custo não é pequeno.

Participarei pela primeira vez do RUMOS dentro de uma situação peculiar... exigir numa Gráfica que me faça um "orçamento provisório" PARA JUNHO/2020 ! Darei sorte se não me internarem num hospício mas, fazer o quê, se lhes oferecer um orçamento atual, posso ser desclassificado, eu suponho. Nesse calvário sem fim que é fazer Cultura num país que cancela 4 MIL bolsas de pesquisa ter um RUMO(s) em que se apoiar é "sofrer" no Paraíso ! Repito os PARABÉNS, o RUMOS é motivo de orgulho.. de quem o faz, de quem o julga e de nós que acorremos ao seu chamado. E vamos todos À LUTA que a Vida é curta!

"NATO" AZEVEDO (Ananindeua, PA, 25/set. 2019)