CARTA AOS “REVOLUCIONÁRIOS”

Rio de Janeiro, 01 de maio de 2010.

“Brasil tem que aprender a punir a tortura, diz Paulo Vannuchi.”

Não sou muito ligado em política. Entretanto, ao ler tal declaração, resolvi saber quem era o autor da mesma e descobri que hoje ele é o secretário de Direitos Humanos (cargo com status de ministro), mas que outrora, na época da ditadura, teve participação efetiva nos movimentos de esquerda e de resistência ao regime militar. Descobri também que é tratado como “companheiro” por aqueles que se envolveram em lutas armadas e hoje pleiteiam tal punição, mas que na verdade querem é obter polpudas indenizações para os desaparecidos ou torturados que, por livre e espontânea vontade, se meteram em escaramuças com o poder vigente do período. Digo isso, “livre e espontânea vontade”, porque eu e a maioria dos pacatos cidadãos brasileiros não lhes pedimos para fazer nada daquilo, portanto não tenho, e não temos, de pagar nenhuma conta para meia dúzia de anarquistas, terroristas, sequestradores e ladrões de banco ou a seus familiares.
Como diz o ditado, “sua cabeça é o seu mestre”. Que cada um fique com o seu prejuízo e continue a vida trabalhando honestamente pelo engrandecimento do país.
Aqui, ainda me pergunto: quem vai ser processado e indenizará as famílias dos que foram mortos e também torturados por aqueles que fizeram a luta armada?
Por acaso vocês “revolucionários” eram portadores de gentileza e pediam por favor ou licença para sequestrar, roubar e matar?
Creio que para essas perguntas não me darão respostas, mas também acredito que vocês, que se dizem tão preocupados com a nação, poderiam usar toda essa “energia revanchista” para realmente fazer do nosso país uma grande nação.
Uma boa parte de vocês, que lutaram para acabar com a ditadura, hoje encontram-se no poder. Cito, a exemplo, o senhor Paulo Vannuchi, ministro dos Direitos Humanos. Dessa forma convido-os a lutarem pelo direito de todos os brasileiros (não só os dos companheiros da luta armada de outrora) a ter moradia digna, educação qualificada, saúde e saneamento, trabalho não escravo, transportes de massa eficientes e segurança em todos os cantos do país. Feito isso, se realmente forem brasileiros como tanto cantam aos ventos, tenho certeza de que se sentirão indenizados, realizados e vingados.
Pensem nisso!
Eu conheço o Brasil e seu povo, por isso os amo. E vocês?

Nota:
Paulo Vannuchi, é o criador da Comissão da Verdade e ex-ministro dos Direitos Humanos do governo Lula.
Fernando Antonio Pereira
Enviado por Fernando Antonio Pereira em 04/11/2019
Código do texto: T6787007
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.