Excelentíssimo(a)s Senhor(a)s Senador(a)s da República Federativa do Brasil

Vossas Excelências sabem perfeitamente que a maioria da população não comunga com a aprovação dessa famigerada reforma da previdência social, pois, a parcela da população que detém o conhecimento sabe que o déficit público é causado pelos gastos desnecessários com benefícios aos parlamentares, assim como, pelas fraudes em licitações, pelas emendas parlamentares desviadas de suas funções, enfim, pelos desvios de verbas em diversas modalidades. Basta analisar que a maioria dos contratos de prestação de serviços nos Municípios e Estados-membros são realizados entre parentes e amigos, que instalam suas empresas com esse fim específico.

É sabido que o déficit público não tem como causa a previdência social, mas tão somente, a corrupção disseminada no executivo e no legislativo. Faça-se uma auditoria em todos os Municípios e Estados-membros e certamente serão encontradas irregularidades em mais de 95% deles.

Ocorre que, quase todos os agentes políticos e os mandatários eletivos sabem disso, mas, fazem vistas grossas porque estão certos que essa é uma prática habitual que ocorre desde o imperialismo e que de alguma forma os favorece.

Atualmente estamos vendo à procura incessante da blindagem do inquérito que apura a corrupção praticada pelo então senador Flávio Bolsonaro e Queiroz, a fim de se arquivar o mesmo, uma vez, que o Sr. Bolsonaro foi eleito com o discurso anti-corrupção e sua família cada vez mais vem sendo alvo de investigações e reportagens sobre corrupção das mais diversas modalidades.

Não é possível que os senhores e senhoras após tudo que este governo vem praticando em desfavor do trabalhador, do meio ambiente, das comunidades indígenas, da educação, da saúde, enfim, de tudo que um governante se obriga ao ser eleito, ainda, acreditam que essa reforma da previdência seja promissora e saudável ao trabalhador.

Já é possível ver propagandas veiculadas nos meios de telecomunicações por parte de instituições bancárias oferecendo previdência privada. Isso corrobora com o fato do maior interessado nessa reforma ser o Sr. Paulo Guedes, com o fito de beneficiar o mercado financeiro. Após essa reforma ser aprovada, Paulo Guedes pouco se preocupará em ficar, ou não, no Ministério.

Um exemplo concreto de que a intenção desse governo não é em favor do trabalhador beneficiário da previdência surgiu com a MP 871, que determina que o trabalhador que perdeu a qualidade de beneficiário somente a recuperará após 12 meses de contribuições, enquanto, até o dia 17 de janeiro de 2019, um dia antes da edição da MP era de apenas 6 meses.

Ademias, o trabalhador contribuinte da previdência social acometido de alguma moléstia que entra em auxílio-doença, e ao retornar é demitido, se não passar imediatamente a contribuir individualmente perde todos aqueles anos que passou em benefício, para efeito de aposentadoria.

E quanto ao tratamento dispensado aos que procuram as agências da previdência social para conseguirem resolver situações como perícias médicas, aposentadorias e demais benefícios, nada foi foi previsto nesta reforma a fim de melhorar o atendimento. O que se vê hoje em dias são indeferimentos de benefícios de pessoas até com membros amputados, enquanto outros, acometidos de doenças como câncer e outros males que lhes garantiriam o benefício.

Daqui a dez anos os senhores e senhoras verão que essa reforma não resolveu a questão do déficit e das crises intermitentes que sempre acontecerão neste país, o que somente ocorrerá no dia em que houver uma mobilização para se por fim a essa corrupção que é do conhecimento de todos. No ano de 2030 o parlamento brasileiro sob a vigência de outro chefe do executivo estará procurando outros meios de resolver o problema de outra crise econômica que estará por vir se não for resolvida a questão da corrupção que hoje se disseminou como um câncer e atingiu os três poderes e o Ministério Público. Os senhores e senhoras sabem que vez por outra aparece corrupção nessas instituições que deveriam velar pelos princípios constitucionais explícitos que regem a administração pública, quais sejam, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Recentemente, foram afastados 29 auditores fiscais envolvidos em corrupção descobertos pela operação “carne fraca” desencadeada pela polícia federal. Onde vai parar o Brasil se essas práticas não forem abolidas no nosso sistema?

379 deputados votaram contra o povo e em favor de empresários, do mercado financeiro, do FMI, em causa própria em troca de financiamento de suas campanhas eleitorais e outras formas de agradecimentos.

A Reforma da Previdência Social, do mesmo modo que a Reforma Trabalhista não traz benefícios nem gera mais empregos. Só satisfaz os interesses dos já reconhecidos exploradores da mão de obra do trabalhador brasileiro, diga-se de passagem, uma das mais baratas do mundo.

Resta agora ao Senado Federal decidir com fundamento em seu próprio pensamento e em sua ideologia política. É notório que Sua Exa. O senador Tasso Jereissati é um exímio defensor dos opressores empresários, então, porque haveria de beneficiar uma classe que por ele e demais empresários sempre foi explorada? Os relatores sempre são escolhidos visando-se o favorecimento da classe empresária e do governo que também administra em benefício destes.

Sr (a)s. Senador (a)s está em vossas mãos o destino do trabalhador brasileiro no que diz respeito a garantia dos direitos sociais, ora, em jogo. Contudo, certos fiquem de que aqueles que votarem em favor dessa reforma, também terão seus nomes divulgados durante um longo período que antecede cada eleição, do mesmo modo, que será feito com os 379 deputados que aprovaram essa reforma.

Espera-se que um dia possa surgir alguém com dignidade e honestidade suficientes para nortear esse país em uma direção que enxergue o ser humano como o centro de tudo, e não, os bens materiais, em proveito próprio e de empresários como ocorre com os atuais políticos, com raras exceções.

O governo Bolsonaro não tem programas sociais e está ruindo, não tem solidez e o Chefe de Estado e Governo é incapaz e incompetente como sobejamente comprovado. O apoio a essa péssima administração é um passo para o insucesso político de quem o apoiar.

O Ministro da Economia só tem um objetivo, aprovar essa reforma da previdência e atuar em benefício de grandes empresários banqueiros e do mercado financeiro. Assim que realizar suas tarefas para que veio, abandonará o governo.

Só resta ser redundante e dizer que todos que votarem a favor dessa reforma da previdência social terão seus nomes publicados diversas vezes nas redes sociais, em especial nos períodos eleitorais a fim de mostrar à população quem vota em seu favor, e quem vota em favor de empresários e dos mercados financeiros nacional e internacional em detrimento do trabalhador brasileiro.

Atenciosamente,

Jaboatão dos Guararapes, 22, de outubro de 2019

Jânio Vidal de Freitas

Abaixo a relação dos deputados que votaram contra o povo, e a favor das medidas arbitrárias desse governo, de empresários, do mercados financeiros nacional e internacional e de todo um sistema que cada vez mais trata o ser humano como uma mera ferramenta de produção e, não o compensa com um salário digno que satisfaça o que determina o inciso IV, do artigo 7º da Carta Maior de 1988.

Alex Manente (SP)Sim

Arnaldo Jardim (SP)Sim

Alexandre Leite (SP) sim

David Soares (SP)Sim

Eli Corrêa Filho (SP)Sim

Geninho Zuliani (SP)Sim

Kim Kataguiri (SP)Sim

Baleia Rossi (SP)Sim

Herculano Passos (SP) Sim

Adriana Ventura (SP)Sim

Alexis Fonteyne (SP)Sim

Vinicius Poit (SP)Sim

Tabata Amaral (SP)Sim

Capitão Augusto (SP)Sim

Marcio Alvino (SP)Sim

Paulo Freire Costa (SP)Sim

Policial Katia Sastre (SP)Sim

Miguel Lombardi (SP)Sim

Pr. Marco Feliciano (SP)Sim

Renata Abreu (SP)Sim

Roberto de Lucena (SP)Sim

Fausto Pinato (SP)Sim

Guilherme Derrite (SP)Sim

Guilherme Mussi (SP)Sim

Ricardo Izar (SP)Sim

Celso Russomanno (SP)Sim

Marcos Pereira (SP)Sim

Maria Rosas (SP)Sim

Milton Vieira (SP)Sim

Roberto Alves (SP)Sim

Vinicius Carvalho (SP)Sim

Jefferson CampSos (SP)Sim

Luiz Flávio Gomes (SP)Sim

Rodrigo Agostinho (SP)Sim

Rosana Valle (SP)Sim

Gilberto Nascimento (SP)Sim

Cezinha de Madureira (SP)Sim

Bruna Furlan (SP)Sim

Carlos Sampaio (SP)Sim

Eduardo Cury (SP)Sim

Samuel Moreira (SP)Sim

Vanderlei Macris (SP)Sim

Vitor Lippi (SP)Sim

Alexandre Frota (SP)Sim

Abou Anni (SP)Sim

Carla Zambelli (SP) Sim

Coronel Tadeu (SP)Sim

Eduardo Bolsonaro (SP)Sim

General Peternelli (SP)Sim

Guiga Peixoto (SP)Sim

Joice Hasselmann (SP)Sim

Júnior Bozzella (SP)Sim

Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP)Sim

Enrico Misasi (SP)Sim

Marco Bertaiolli (SP)Sim

Eleitos pelo Rio deJaneiro

Rodrigo Maia (RJ)Sim

Chiquinho Brazão (RJ)Sim

Marcelo Calero (RJ)Sim

Juninho do Pneu (RJ)Sim

Pedro Paulo (RJ)Sim

Sóstenes Cavalcante (RJ)Sim

Gutemberg Reis (RJ)Sim

Vinicius FarVah (RJ)Sim

Paulo Ganime (RJ)Sim

Altineu Côrtes (RJ)Sim

Gelson AzeGvedo (RJ)Sim

Soraya Santos (RJ)Sim

Christino Aureo (RJ)Sim

Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (RJ)Sim

Rosangela Gomes (RJ)Sim

Otoni de Paula (RJ)Sim

Alexandre Serfiotis (RJ)Sim

Hugo Leal (RJ)Sim

Carlos Jordy (RJ)Sim

Chris Tonietto (RJ)Sim

Daniel Silveira (RJ)Sim

Delegado Antônio Furtado (RJ)Sim

Felício Laterça (RJ)Sim

Gurgel (RJ)Sim

Helio Lopes (RJ)Sim

Lourival Gomes (RJ)Sim

Luiz Lima (RJ)Sim

Major Fabiana (RJ)Sim

Márcio Laber (RJ)Sim

Professor Joziel (RJ)Sim

Luiz Antônio Corrêa (RJ)Sim

Aureo Ribeiro (RJ)Sim

Jorge Braz (RJ)Sim

Flordelis (RJ)Sim

Daniela do Waguinho (RJ)Sim

Eleitos por Minas Gerais

Greyce Elias (MG)Sim

Luis Tibé (MG)Sim

Bilac Pinto (MG)Sim

Mauro Lopes (MG)Sim

Newton Cardoso Jr (MG)Sim

Lucas Gonzalez (MG)Sim

Dr. Frederico (MG)Sim

Fred Costa (MG)Sim

Lincoln Portela (MG)Sim

Igor Timo (MG)Sim

Dimas Fabiano (MG)Sim

Franco Cartafina (MG)Sim

Marcelo Aro (MG)Sim

Gilberto Abramo (MG)Sim

Lafayette de Andrada (MG)Sim

Eros Biondin (MG)Sim

Emidinho Madeira (MG)Sim

Euclydes Pettersen (MG)Sim

Diego Andrade (MG)Sim

Misael Varella (MG)Sim

Stefano Aguiar (MG)Sim

Aécio Neves (MG)Sim

Domingos Sávio (MG)Sim

Eduardo Barbosa (MG)Sim

Rodrigo de Castro (MG)Sim

Paulo Abi-Ackel (MG)Sim

Alê Silva (MG)Sim

Cabo Junio Amaral (MG)Sim

Charlles Evangelista (MG)Sim

Delegado Marcelo Freitas (MG)Sim

Léo Motta (MG)Sim

Marcelo Álvaro Antônio (MG)Sim

Fábio Ramalho (MG)Sim

Pinheirinho (MG)Sim

Hercílio Coelho Diniz (MG)Sim

Zé Silva (MG)SimD

Tiago Mitraud (MG)Sim

Subtenente Gonzaga (MG)Sim

Zé Vitor (MG)SimTADO

Eleitos pelo RS

Onyx Lorenzoni (RS)Sim

Alceu Moreira (RS)Sim

Darcísio Perondi (RS)

Giovani Feltes (RS)Sim

Márcio Biolchi (RS)Sim

Marcel van Hattem (RS)Sim

Marlon Santos (RS)Sim

Giovani Cherini (RS)Sim

Afonso Hamm (RS)Sim

Jerônimo Goergen (RS)Sim

Pedro Westphalen (RS)Sim

Carlos Gomes (RS)Sim

Liziane Bayer (RS)Sim

Danrlei de Deus Hinterholz (RS)Sim

Daniel Trzeciak (RS)Sim

Lucas Redecker (RS)Sim

Bibo Nunes (RS)Sim

Nereu Crispim (RS)Sim

Sanderson (RS)Sim

Marcelo Moraes (RS)Sim

Maurício Dziedricki (RS)Sim

Santini (RS)Sim

Eleitos por SC

Carmen Zanotto (SC)Sim

Carlos Chiodini (SC)Sim

Celso Maldaner (SC)Sim

Rogério Peninha Mendonça (SC)Sim

Gilson Marques (SC)Sim

Angela Amin (SC)Sim

Hélio Costa (SC)Sim

Rodrigo Coelho (SC)Sim

Darci de Matos (SC)Sim

Ricardo Guidi (SC)Sim

Caroline de Toni (SC)Sim

Coronel Armando (SC)Sim

Daniel Freitas (SC)Sim

Fabio Schiochet (SC)Sim

Eleitos pelo ES

Da Vitória (ES)Sim

Norma Ayub (ES)Sim

Amaro Neto (ES)Sim

Felipe Rigoni (ES)Sim

Ted Conti (ES)Sim

Dra. Soraya Manato (ES)Sim

Evair Vieira de Melo (ES)Sim

Lauriete (ES)Sim

Eleitos pela Bahia

Pastor Sargento Isidório (BA)Sim

Tito (BA)Sim

Arthur Oliveira Maia (BA)Sim

Elmar Nascimento (BA)Sim

Leur Lomanto Júnior (BA)Sim

Paulo Azi (BA)Sim

Alex Santana (BA)Sim

Igor Kannário (BA)Sim

Abílio Santana (BA)Sim

João Carlos Bacelar (BA)Sim

Cacá Leão (BA)Sim

Claudio Cajado (BA)Sim

Ronaldo Carletto (BA)Sim

João Roma (BA)Sim

Márcio Marinho (BA)Sim

Uldurico Junior (BA)Sim

Antonio Brito (BA)Sim

Delegado Éder Mauro (PA)Sim

José Nunes (BA)Sim

Otto Alencar Filho (BA)Sim

Paulo Magalhães (BA)Sim

Adolfo Viana (BA)Sim

Professora Dayane Pimentel (BA)Sim

Charles Fernandes (BA)Sim

José Rocha (BA)Sim

Raimundo Costa (BA)Sim

Eleitos por Pernambuco

Daniel Coelho (PE)Sim

Fernando Coelho Filho (PE)Sim

Pastor Eurico (PE)Sim

Raul Henry (PE)Sim

Fernando Rodolfo (PE)Sim

Sebastião Oliveira (PE)Sim

Ricardo Teobaldo (PE)Sim

Ossesio Silva (PE)Sim

Silvio Costa Filho (PE)Sim

Felipe Carreras (PE)Sim

André Ferreira (PE)Sim

André de Paula (PE)Sim

Augusto Coutinho (PE)Sim

Luciano Bivar (PE)Sim

Eleitos pelo Ceará

Simíbal Gomes (CE)Sim

Moses Rodrigues (CE)Sim

Dr. Jaziel (CE)Sim

Júnior Mano (CE)Sim

AJ Albuquerque (CE)Sim

Vaidon Oliveira (CE)Sim

Genecias Noronha (CE)Sim

Pedro Augusto Bezerra (CE)Sim

Heitor Freire (CE)Sim

Roberto Pessoa (CE)Sim

Domingos Neto (CE)Sim

DEMAIS:

Leda Sadala (AP)Sim

Paula Belmonte (DF)Sim

Luis Miranda (DF)Sim

Flávia Arruda (DF)Sim

Celina Leão (DF)Sim

Bia Kicis (DF)Sim

Julio Cesar Ribeiro (DF)Sim

Rubens Bueno (PR)Sim

Pedro Lupion (PR)Sim

Hermes Parcianello (PR)Sim

Sergio Souza (PR)Sim

Christiane de Souza Yared (PR)Sim

Giacobo (PR)Sim

Luiz Nishimori (PR)Sim

Diego Garcia (PR)Sim

Ricardo Barros (PR)Sim

Aroldo Martins (PR)Sim

Schiavinato (PR)Sim

Luizão Goulart (PR)Sim

Boca Aberta (PR)Sim

Toninho Wandscheer (PR)Sim

Paulo Eduardo Martins (PR)Sim

Evandro Roman (PR)Sim

Reinhold Stephanes Junior (PR)Sim

Sargento Fahur (PR)Sim

Felipe Francischini (PR)Sim

Filipe Barros (PR)Sim

Aline Sleutjes (PR)Sim

Luisa Canziani (PR)Sim

Leandre (PR)Sim

Vermelho (PR)Sim

Alan Rick (AC)Sim

Flaviano Melo (AC)Sim

Jéssica Sales (AC)Sim

Jesus Sérgio (AC)Sim

Manuel Marcos (AC)Sim

Mara Rocha (AC)Sim

Dra. Vanda Milani (AC)Sim

Carlos Henrique Gaguim (TO)Sim

Dulce Miranda (TO)Sim

Vicentinho Júnior (TO)Sim

Osires Damaso (TO)Sim

Eli Borges (TO)Sim

Tiago Dimas (TO)Sim

Dr. Zacharias Calil (GO)Sim

Jose Mario Schreiner (GO)Sim

Hélio Leite (PA)Sim

Olival Marques (PA)Sim

Elcione Barbalho (PA)Sim

José Priante (PA)Sim

Juscelino Filho (MA)Sim

Professora Dorinha Seabra Rezende (TO)Sim

Tereza Cristina (MS)Sim

Carlos Bezerra (MT)Sim

Juarez Costa (MT)Sim

Fabio Reis (SE)Sim

Bosco Costa (SE)Sim

Laercio Oliveira (SE)Sim

Isnaldo Bulhões Jr. (AL)Sim

João Marcelo Souza (MA)Sim

Marreca Filho (MA)Sim

Hildo Rocha (MA)Sim

Gil Cutrim (MA)Sim

Josimar Maranhãozinho (MA)Sim

Junior Lourenço (MA)Sim

Pastor Gildenemyr (MA)Sim

André Fufuca (MA)Sim

Aluisio Mendes (MA)Sim

Cleber Verde (MA)Sim

Edilázio Júnior (MA)Sim

Gastão Vieira (MA)Sim

Pedro Lucas Fernandes (MA)Sim

Lucio Mosquini (RO)Sim

Marcos Aurélio Sampaio (PI)Sim

Walter Alves (RN)Sim

Alcides Rodrigues (GO)Sim

Flávio Nogueira (PI)Sim

Silvia Cristina (RO)Sim

Cristiano Vale (PA)Sim

Edio Lopes (RR)Sim

João Maia (RN)Sim

Magda Mofatto (GO)Sim

Marcelo Ramos (AM)Sim

Silas Câmara (AM)Sim

Capitão Alberto Neto (AM)Sim

Átila Lins (AM)Sim

Sergio Toledo (AL)Sim

Vinicius Gurgel (AP)Sim

Wellington Roberto (PB)Sim

Jaqueline Cassol (RO)Sim

Léo Moraes (RO)Sim

Adriano do Baldy (GO)Sim

Professor Alcides (GO)Sim

João Campos (GO)Sim

José Nelto (GO)Sim

Glaustin Fokus (GO)Sim

Francisco Jr. (GO)Sim

Célio Silveira (GO)Sim

Aguinaldo Ribeiro (PB)Sim

André Abdon (AP)Sim

Arthur Lira (AL)Sim

Nivaldo Albuquerque (AL)Sim

Severino Pessoa (AL)Sim

Beto Rosado (RN)Sim

Benes Leocádio (RN)Sim

Fábio Faria (RN)Sim

Iracema Portella (PI)Sim

Margarete Coelho (PI)Sim

Átila Lira (PI)Sim

Acácio Favacho (AP)Sim

Luiz Carlos (AP)Sim

Fábio Mitidieri (SE)Sim

Gustinho Ribeiro (SE)Sim

Fábio Trad (MS)Sim

Rose Modesto (MS)Sim

Beto Pereira (MS)Sim

Joaquim Passarinho (PA)Sim

Júnior Ferrari (PA)Sim

Vavá Martins (PA)Sim

Celso Sabino (PA)Sim

Nilson Pinto (PA)Sim

Paulo Bengtson (PA)Sim

Eduardo Costa (PA)Sim

Júlio Cesar (PI)Sim

Paes Landim (PI)Sim

Marina Santos (PI)Sim

Marx Beltrão (AL)Sim

Sidney Leite (AM)Sim

Bosco Saraiva (AM)Sim

Delegado Pablo (AM)Sim

Beto Pereira (MS)Sim

Loester Trutis (MS)Sim

Dr. Luiz Ovando (MS)Sim

Mariana Carvalho (RO)Sim

Coronel Chrisóstomo (RO)Sim

Shéridan (RR)Sim

Otaci Nascimento (RR)Sim

Nicoletti (RR)Sim

Haroldo Cathedral (RR)Sim

Jhonatan de Jesus (RR)Sim

Hiran Gonçalves (RR)Sim

Julian Lemos (PB)Sim

Wilson Santiago (PB)Sim

Ruy Carneiro (PB)Sim

Pedro Cunha Lima (PB)Sim

Edna Henrique (PB)Sim

Aguinaldo Ribeiro (PB)Sim

Efraim Filho (PB)Sim

Major Vitor Hugo (GO)Sim

Delegado Waldir (GO)Sim

Lucas Vergilio (GO)Sim

Emanuel Pinheiro Neto (MT)Sim

Dr. Leonardo (MT)Sim

Nelson Barbudo (MT)Sim

Neri Geller (MT)Sim

José Medeiros (MT)Sim