Carta a um jovem em desespero

Caro amigo,

Meu desejo é que Deus esteja contigo, sempre contigo e com todos que o procuram, mesmo na escuridão e no sofrimento, assim mesmo, podemos chama-lo e ele atenderá, podemos bater a porta e ela se abrirá. Pois, ele não se foi, sempre esteve e sempre estará presente, Deus é a bondade e o perdão e não abandona seus filhos. Por menor que seja a fresta de Luz e a esperança de vida, agarre-se com ela, por maior que seja o sofrimento e a dor lembre-se que existe um Salvador, chame por ele. Por maior que seja a vontade de despedir-se dessa vida, lembre-se que ele é a própria vida, o dono da vida e o único que poderia lhe chamar a outro plano e, portanto, entregue-se em suas mãos.

Amigo, você não tem culpa de nada, pois não nasceu perfeito, mas não jogue fora essa grande oportunidade de estar vivo e poder ainda querer viver e ser feliz. Eu lhe digo que isso é possível, pois já vi coisas muito piores nessa vida e as pessoas superaram aquelas passagens, eu mesmo já vivi dramas e me curei com a força do Perdão e da Salvação. Por mais incrível que possa parecer o mundo pode ser belo quando nosso olhar se enche de amor, e isso é possível quando nos damos a devida importância e aceitamos o auxílio necessário.

Quase não conversamos, quase não nos entendemos, gostaria de ter escutado a sua voz e o seu grito de dor, mas não foi possível desta vez. Mas mesmo assim, vi em seus olhos um brilho, que ainda pode superar a dor e o desespero que se instalou em seu íntimo. Há em ti forças adormecidas que podem superar toda a escuridão em que envolveste. Lembre da sua infância, lembre das horas alegres em que viveste, você ainda pode recuperar tudo isso. Você pode ser forte com aquele que tudo pode e em tudo nos fortalece, creia em ti e no Salvador, que ele virá até você.

Olhe por teus irmãos e amigos, olhe um pouco por você mesmo, o quanto ainda poderá amar e ser livre, basta você querer e ser maior que a outra força, a qual quer te levar para o outro lado. Resista mais um pouco amigo, busque mais a sua força interior, prossiga na sua jornada que você encontrará a felicidade. Todos encontram, porque você também não pode encontrar? Você é único, mas igual a tantas outras pessoas, algumas das quais morreram por ideais, por amor, por honra, mas não por desistir da vida. Veja o exemplo do nosso Salvador, morreu por nós na Cruz.

Não deixe os dias passarem sem que tenha feito uma oração, sem que tenha feito um pedido, sem que tenha feito um esforço para se encontrar com a força do Amor. Abra o seu coração para que Ele possa habitá-lo e retirar o desencanto e o desespero da sua vida, restabelecendo assim a sua vontade de viver.

Há muitas pessoas que gostariam de ter mais um minuto de vida, mais um dia, mais um mês ou um ano a mais para viver. Dariam tudo por isso, lembre-se deles, aquelas pessoas que sofrem muito mais do que você, que estão em condições muito piores do que você. Pessoas que perderam seus entes queridos, pessoas que perderam sua saúde e pessoas que perderam até mesmo as condições de mobilidade, presas em uma cama ou numa cadeira de rodas. Mesmo assim, querem lutar e continuar a viver.

Eu tive um ente muito querido que passou por aquelas condições, que esteve com os dias de vida contados. Naqueles momentos lembrou de toda sua vida, não se arrependeu de ter vivido e gostaria de ficar mais tempo, mas sua saúde não lhe permitiu, foram momentos muito tristes. Mas você que ainda consegue respirar, andar, falar, não jogue isso fora, pois não sabe como é valioso viver, quando se consegue amar, dar alguma coisa de si a quem precisa, fazer o bem. Pense bem e reflita a respeito de tudo isso. Plante alguma semente e cuide dela, veja como ela germina e cresce. Ande ao ar livre, faça o bem, fale do seu problema a alguém, não se intimide com as dificuldades, com o tempo elas vão embora.

Você tem tudo que uma pessoa gostaria de ter, uma família que gosta de você, um corpo bonito e em condições de andar, cantar e viver. Tem condições de estudar e ser feliz e mesmo assim nega tudo isso? Lute pessoa, não desista de você, acorde para a Vida! Ame e seja feliz.

Atenciosamente,

Paulo Afonso Condé

Brasília, Lua Cheia, 30 de março de 2018