Ao meu amigo.... creio ainda....

É próprio do ser humano o sentimento de posse diante de algo significativo em sua vida.... quer seja num relacionamento afetivo, amigável, profissional.... Mas esse sentimento há um limite e uma medida, na qual não é coerente e sensato quando se extrapola o que é permitido, se é que pode-se falar nesses termos...

Ultimamente tenho observado relações de amizade... percebo que as pessoas, a minoria, colocam-se numa atitude de rogadas diante dos seus relacionamentos de amizade... suas atitudes são cobranças sem sentido e que não levam a lugar algum... ou melhor, acabam levando ao desgaste emocional daquela amizade....

É fato se crer que a amizade pressupõe liberdade, generosidade, compreensão, amor.... mesmo quando não se tem a possibilidade de estar junto um do outro... claro que não temos apenas um ou outro relacionamento social... temos vários.... dentro de uma escala de valores peculiares, é lógico...

É necessário ter maturidade suficiente e coerência para aceitarmos as pessoas como elas são.... ninguém modifica a forma de um outro ser humano...

Não podemos fazer pré-juízos dos outros sem antes conhecer a verdade dos fatos... não podemos nos comportar como se os outros tivessem de nos carregar nos braços como o único amigo, seria muito egoísmo....

Não podemos sair falando asneiras e tolices sem entender o que acontece de verdade.... não podemos decidir pelo fim de um grupo de amigos porque achamos que eles não se importam conosco e pelos problemas pelos quais passamos.... porque eles se importam e eu não percebo isso claramente...

Não podemos e não devemos crer que aquilo que falamos é certo e a verdade última... que azul é vermelho, mesmo o meu amigo dizendo-me que está errado....

Devemos sim ter a compreensão e sermos mais dóceis, não tolos, para com aqueles que conquistamos a sua amizade.... amizade livre de qualquer impedimento que nos faça crescer como pessoas amadas e maduras.... essa é a verdadeira arte de ser amigo.... e que são poucos os que entendem....

André Ícarus
Enviado por André Ícarus em 08/11/2005
Código do texto: T68703