CARTA AOS PROFISSIONAIS INVISÍVEIS

Na mudez visceral de uma quarentena recheada de burburinhos assustadores e insensíveis, o grito de uma criança traz a mensagem indiscreta na quebra do silêncio quase mortal. “Mãe estou aqui apesar de você estar aí.”

Elenice sai de casa com todos os aparatos necessários, além de casaco e guarda-chuva.

Leva máscaras e álcool em gel, nem sempre garantido nos seus 70%. Mas ela precisa confiar que seja eficaz e não a coloque em risco.

A reza na porta de casa se tornou uma necessidade emergencial. E munida de todos estes talismãs, vai de encontro ao desconhecido do dia.

Sua rotina de limpeza e desinfecção acontece nos Hospitais de Campanha. Sua carga horária de serviço não especializado, ficou mais pesada. Apesar de não ter formação técnica e nem diploma, Elenice deveria ser considerada uma profissional componente da área da saúde. Corre os mesmos riscos que os médicos e demais técnicos. Mas não é lembrada em homenagens aos profissionais da saúde.

Durante seu trajeto no metrô lotado no ultimo sábado, Elenice se entregou aos pensamentos de medo e angústia.

Lembrou que nunca havia passado por um exame de detecção do novo coronavírus quando sentiu um cansaço fora do comum, uma dor aguda na garganta que a fazia tossir. Mas dizia a si mesma que isso se devia ao aumento das tarefas e à intensificação dos cuidados no trabalho. Nova rotina. Mais dura.

Quase não havia tempo para ficar ao lado da filha e muito menos ajudá-la nas tarefas da escola.

Com o emocional abalado, Elenice seguiu para o trabalho.

Levava consigo o estresse e o medo.

Uma colega que trabalhava na lavanderia havia faltado no dia anterior e a notícia não foi nada boa. Ela era coletora da área das roupas sujas e corria o risco de se contaminar por ter contato direto com as peças infectadas.

Elenice ficou muito aflita e a incerteza de estar ou não contaminada aumentou consideravelmente. E levar a contaminação para casa, se tornou uma ameaça à sua saúde mental.

Os pacientes em estado grave nem sempre continuavam a ocupar o quarto que limpava. Parecia rodízio de gente. Mas não era. Era o vírus acompanhado da morte que os levavam dali.

A noite não significava mais nada para ela. Não conseguia dormir. Tinha percebido que ultimamente andava mais triste e medrosa. Nestes pensamentos ela incluía sua filhinha. Deveria isolar-se para não contaminá-la? A Dra. Maria Lúcia não via seus filhos há dois meses. Mas ela era doutora e isso não se aplicava a ela, simples faxineira.

Envolvida nestas indagações e dúvidas constantes, Elenice chegou ao seu destino. Mas não chegaria a voltar para casa.

Aos 34 anos, rendeu-se ao vírus.

Sua filha continuaria a quebrar o silêncio de sua falta: “Mãe, estou aqui, apesar de você não estar aqui.”

Mírian Cerqueira Leite

Mileite
Enviado por Mileite em 24/05/2020
Reeditado em 24/05/2020
Código do texto: T6956822
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.