CARTA A UM DESALENTADO

Querido amigo, considerando que você esteja em desalento, penso que as coisas não estão muito fáceis para você. Penso que muitas vezes você tem tentado muitas coisas que não tem dado certo, a ponto de você se sentir desencorajado a tentar de novo.

Mas hoje, quero lhe contar uma história que é bem real.

Eu tenho o meu pai como um exemplo de valor às coisas simples da vida.

Hoje, quando escrevo esta carta, ele está com 89 anos de idade, nunca foi rico, também nunca estudou, no entanto, o olhar que ele tem para com as coisas não se aprende em Faculdade, nem se compra com dinheiro.

Nunca frequentou escola de artes, mas é um artesão de mão cheia. À essa altura, talvez você se pergunte o que isto tem a ver com o seu desalento.

A primeira coisa que posso lhe dizer é que mesmo em desalento, nunca deixe de aprender, nem se feche a tudo que Deus tem feito em sua vida, ainda que esse tudo não seja exatamente o que você gostaria que fosse.

Voltando ao meu pai, ele várias vezes pegou um pedaço de pau, sobra de construção, ponta de peça descartada e fez vários tipos de artes, mas, dentre elas uma é especial- o violino. Embora nunca tenha estudado música, toca muito bem.

Novamente, você se pergunta o que isto tem a ver com você.

Eu lhe digo, talvez seus pais tenham lhe dito que você não faz nada que preste, então, toda vez que você falha pensa que eles estavam certos com essa afirmação. Quem sabe, seus irmãos, seu cônjuge, professor tenham dito coisas horríveis que fizeram você pensar se eles não estavam certos; quem sabe você mesmo não acredita mais em si mesmo, por isto se sente frustrado, triste e até deprimido. Até mesmo quando dá certo, você não se sinta feliz, porque as vozes que diziam que você não seria capaz de fazer coisas grandiosas estão em seus ouvidos dizendo que não basta essa conquista, ou seja, você está sempre buscando a perfeição, mesmo que já a tenha alcançado e mesmo que essas pessoas não estejam mais ao seu lado.

Mas quero fazer uma analogia entre você e aqueles pedaços de madeira que citei.

É possível que você já tenha sido descartado por alguma razão, quer seja por vícios, quer seja porque a empresa lhe demitiu, quer seja pela limitação de alguma enfermidade, quer seja porque a pessoa a quem amava não lhe quis mais, quer seja por motivos que jamais eu imaginaria, no entanto, assim como aquele pedaço de madeira rejeitado pelos construtores foi visto e desejado, acolhido trabalhado,descascado, transformado e por fim, aquele que era dado como improdutivo passou a produzir sons capazes de embalar corações aflitos, assim também pode perfeitamente acontecer com você.

Não quero de maneira alguma, longe de mim tal coisa, não quero idolatrar o meu pai, apenas fazer analogia, mas o quero dizer para você meu querido amigo, é que Deus, o Artesão celestial, vê você, deseja, acolhe, trabalha, descasca, transforma, ama e lhe torna extremamente produtivo. Deus vê valores em você, que você mesmo desacredita.

O processo é doloroso muita vezes, mas o seu fim nunca foi imaginado antes, de tão belo que é. Deus toca a sua vida e tira de você melodias que transformam outros desalentados.

Ainda que você esteja em desalento, recobre a fé, desperte a esperança e continue a esperar, porque a sua hora vai chegar. Lembre-se de que Deus vê você, não apenas lhe olha.

Um abraço de esperança, e que este possa aquecer e alegrar o seu coração.