CARTAS AO TEMPO - Do Ouro Aluvião aos Cruzeiros Serranos
 
Escrevo do presente à cultura futura me alimentando da cultura popular do passado.
 
A Ciência Histórica já provou o trajeto daqueles que perambulavam pelas Minas Auríferas. As tropas dos mascates vindas dos portos,  passavam pelos lugares altos daquelas regiões onde a ação  da natureza depositava o ouro que se erodia indo para os lugares baixos.
 
Os tropeiros traziam gêneros alimentícios e se protegiam das vazantes dos rios buscando lugares altos, cristas serranas. Aí erguiam cruzes e ou plantavam árvores com sombras frondosas para se protegerem do sol e os animais  pastarem.
 
Nestes lugares o imaginário criava narrativas supersticiosas relacionadas à brutalidade da vida: recorriam aos céus surgindo a religiosidade e a materialidade de suas necessidades.
 
Em cada madeiro dos cruzeiros fincados  símbolos da ordem que lhes acenavam prosperidades. Sob as árvores frondosas um tacho de ouro carregado de pedras preciosas que alguém enterrara para, na próxima passagem por ali,  carregar. As Mães d’Água, as Almas Penadas   havia de resguardar o tesouro que aquele que confiava na sorte e proteção deixara. Bem mais que “os desqualificados do ouro”: assaltantes e  prostitutas, os caminhos e descaminhos do ouro era transitado por fantasmas, espíritos e assombrações.
 
Na fazenda de meu avô havia a tal da figueira sob a qual a alma penada não deixava ninguém chegar lá no alto do caminho. E havia o cruzeiro onde agregados negros queriam enterrar os seus “anjinhos”. Tinha que se policiar para que os corpos defuntos de crianças fossem levados para o cemitério do vilarejo próximo. Conta-se que em volta daquele cruzeiro o primo que herdou as terras temia de que o outro queria construir uma capela e que dela surgisse um novo povoado.
 
Este cruzeiro não é único nas Minas Gerais. Era comum nas Paragens oitocentistas do barroco rococó que se expressava pela religiosidade popular beirando à superstição: oralidades e suas lendas.
 
Certa vez, na troca de mensagens virtuais um poeta e agente cultural  da região de Caeté deu esta explicação:
Agente cultural: estes cruzeiros “São símbolos que se referem ao Livro do Apocalipse e ao livro bíblico de Ezequiel. Mas também pode ter alguma relação maçônica iluminate... Nostradamos..."
 
No grupo virtual de Barroso, uma pessoa ao se referir a um cruzeiro daquelas cercanias  disse que "Na crença popular o Cruzeiro está conectado ao plano espiritual como se fossem portais por onde passam orações, luz e também saudade”.
 
Assim são as Minas auríferas, mineradoras, barroca e repleta de oralidade seja qual for seu regionalismo. Religiosidade, misticismo e mitificação nunca nos faltaram. Pedro Nava nos testemunha segundo sua literatura.
 
Leonardo Lisbôa
Barbacena, 19/07/2020.
 
Direitos do texto e foto
reservados e protegidos segundo
Lei do Direito Autoral nº 9.610,
de 19 de Fevereiro de 1998.
 
 
 
Gosta de Poesias e Crônicas?
Siga Então:

 
 
_ POETAR_
https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte/
http://www.leonardolisboa.recantodasletras.com.br/
https://www.instagram.com/laocoonte2/
@leobcena
 
#poetarfacebook      #leonardolisboarecantodasletras  # @leobcena
 
 
 
 
ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 19/07/2020
Código do texto: T7010287
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.