Uma declaração para Ariano Suassuna.

Luanda, 11 de Setembro de 2020.

Uma declaração para Ariano Suassuna.

Saudades, amado Ariano Suassuna.

No dia em que voltou para a Pátria Espiritual, levei uma aula dele para uma turma de alunos no Pronatec.

Estava triste por sua partida, mas alegre em poder homenageá-lo.

Preparar o aparelho datashow, mesas e carteiras, duas cangas de praia, para fazer às vezes de enfeite tipo "teatro manbaby".

Estava nervosa como se eu fosse uma atriz importante, ou como se fosse receber o Ilustre Ariano Suassuna em pessoa.

A turma era um desafio. Pessoas desempregadas a buscarem capacitação em um Curso de Vendas.

Li uma Biografia resumida do Mestre Suassuna e.. Ação!

Com 5 minutos de apresentação, ouvi uns risos de escárnio, zombaria, piada sem graça nenhuma.

Fiquei triste. Lembrei de Jesus Cristo a apresentar um Plano de vida Extraordinário e ter ido parar na cruz. Ainda assim, Jesus pediu ao Pai Criador, Deus Inteligência Suprema, que perdoasse a gente.

Deixei o vídeo chegar aos 15 minutos iniciais. Paramos para o café, o cuscuz grande preparado por minha amada mainha (a panela grande foi empréstimo de Rosa), e as bolachas de coco que levei, para o momento do lanche.

Expliquei com outro vídeo, a vida de Ariano. Sua luta pela Educação de qualidade, pela Arte-Educação, pelo Teatro. E li um trecho do "Auto da Compadecida".

Essa seria a última parte da Aula.

Os alunos ficaram envergonhados. Sobretudo por falarem da voz do Poeta inigualável do meu coração.

Zombaram da "velhice" dele... Escárnio involuntário.

Terminei os minutos de Recreio, a dizer que "quem zombou o escritor de quase morto, pela heróica idade e, ainda a trabalhar, por amor à Arte e à Educação, era um morto vivo. Porque não sabe e não quer saber".

Houve um grande silêncio.

Convidei aos que quisessem declinar de assistir ao final da aula a saírem do recinto.

Todos ficaram.

O Curso terminou. Três meses de encontros.

Foi quando tive uma grata surpresa... Os alunos dessa Turma imprimiram em papel cartão, uma charge de Ariano. Deram-me como presente de despedida.

O aluno que mais zombou do Ariano, disse que havia lido dois livros dele.

Agradeceu-me com um poema de sua autoria. Foi uma grande emoção. Demos um abraço coletivo e fizemos uma Prece, tipo Louvor (a maioria dos alunos era presbiteriana). No final, a oradora disse que podia fazer a minha Prece (ela sabia que acredito que a vida continua após o desenlace material, em moldes diferentes da crença dela). E recitamos Oração de São Francisco. Essa Prece, foi um dos textos que usamos numa das aulas, para falar sobre a "Arte de servir".

Sonhei ontem com Ariano. Às vezes ele vem me alegrar. Tenho esse dom, sonhar sonhos para me alegrar. Dar um tom colorido aos dias tristes.

Hoje vi essa charge linda. E essa piada maravilhosa. Gargalhei sozinha, daqui da cozinha.

Gratidão Ariano Suassuna. Louvado sejas, onde estiveres.

Assinado: Solineide Maria.

Solineide Maria
Enviado por Solineide Maria em 11/09/2020
Código do texto: T7060344
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.