A Casa da Fábrica e seus Medos
 

Meu pai casara com 18 anos e minha mãe com 15. Ela contava das muitas cobras que apareciam na fábrica. E suas narrativas fantasiosas eram sempre acompanhadas de “Era assim mesmo e era verdade!”
 
A casa da fábrica sempre foi um personagem e cenário a mais das narrativas de minha mãe e de meus irmãos que lá nasceram. A fábrica era o coração daquele município. Se o coração é o órgão que recebe o sangue do corpo e o faz circular, a fábrica recebia leite das fazendas para pasteurização e produção de derivados. A igreja e suas adjacências eram o consciente e o subconsciente daquele lugar.
 
Destes relatos eu me lembro de dois: a cobra que meu pai cimentara na calçada e que passara ali vários anos. Quando  tiveram que consertar  a calçada, lá estava a serpente vivinha da Silva & de Paula Lisbôa. E com corpo cheio de reentrâncias.
 
Outra narrativa tão cabulosa quanto esta era a da comadre que amamentava sua criança e acabava cochilando. O bebê emagrecia. Um dia o compadre chegou ao quarto.  Encontrou o réptil  gigantesco mamando no seio da mãe e, para o bebê não chorar,  estava com o rabo enfiado na boca da criancinha. A mãe dormia sono solto.
 
Passaram-se anos, eu  fui assistir ao filme do Mazzaropi, de quem minha mãe e meu pai  eram fãs e lá a cena era explícita. Minha mãe mesclava fantasia com seus medos na solidão em que vivia quando meu pai tinha que se ausentar. E aí vinha outra narrativa.
 
Meu pai tinha que viajar para dar assistência às outras filiais das hidrelétricas e fábricas de laticínio. E nisto chegava  verba para o pagamento dos operários. Para o tanto de dinheiro ela tinha que achar um lugar seguro para que depois fosse efetuado o pagamento dos assalariados. Como a casa era afastada do núcleo municipal, ela punha o baú com o dinheiro entre meus irmãos, que eram colocados para dormir, na mesma cama que ela. “Como a iluminação era fraca, se houvesse algum assalto, o bandido pensaria que o volume do baú era só mais uma criança que dormia” contava ela com ar de esperteza.
 
E houve o caso da alma penada que soprava o fósforo e não deixava acender o palito.
 
De minha mãe, boa mineira que era, as assombrações. De meu pai, mestiço de português, índio e negro, os casos de pescaria como  descendente de puri.
 
Ah, isto eu conto outra hora... É quase meia-noite e acho que eu vi um vulto ali me espiando.
 
Ah, a memória é uma questão de exercício. É só puxar um fio, como novelo de lã, e de repente aparece mais e mais. A memória é uma novela.
 
#memória    #crônica   #poesia
Leonardo Lisbôa
Barbacena, 10/09/2020.
 
Direitos do texto e foto
reservados e protegidos segundo
Lei do Direito Autoral nº 9.610,
de 19 de Fevereiro de 1998.
 
 
 
Gosta de Poesias e Crônicas?
Siga Então:

 
 
_ POETAR_
https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte/
http://www.leonardolisboa.recantodasletras.com.br/
https://www.instagram.com/laocoonte2/
@leobcena
 
#poetarfacebook      #leonardolisboarecantodasletras  # @leobcena
 
 
 
 
ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 11/09/2020
Reeditado em 11/09/2020
Código do texto: T7060462
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.