FIBROMIALGIA NÃO É BRINCADEIRA

Por favor, entenda, ontem me esforcei para sorrir, mas hoje está um pouco mais difícil.

Às vezes a sua brincadeira pode soar como humor negro, então, pense antes de falar para não colocar pedras sobre pedras em quem já se sente soterrado.

Por favor, não diga que é coisa da minha cabeça. Ainda que fosse, as dores que sinto são muito reais e não é só na cabeça. Eu sinto dores do couro cabeludo à planta do pé todos os dias, alguns mais, outros menos.

Não é só uma questão de exercícios físicos, eles ajudam muito, mas não tiram por completo.

Pense bem, tem tanta coisa que a ciência ainda não provou, mas existe! Infelizmente, fibromialgia é uma delas, mas saiba que já existem estudos que começam a lançar luz nesse assunto. Se é tão importante que alguém diga para você que eu não estou querendo chamar a atenção, então, viva para ver.

Sabe? Quando digo que tenho fibromialgia, não estou dizendo que tenho uma bolsa que gosto muito ou que não gosto e que uso quando quero, ou não.

Quando digo que eu tenho fibromialgia estou dizendo que há dias que são mais difíceis do que outros. Que há dias que não quero fazer nada, só ficar no meu canto sem cobranças.

Eu disse que tenho fibromialgia, está bem?

O que você vai fazer com essa informação? Nada?

Saiba que você pode fazer muito, apenas compreendendo mais e criticando menos.

Quando disse que tenho fibromialgia, estou dizendo que talvez hoje ou amanhã eu não esteja tão plenamente bem quanto gostaria, que talvez eu não faça bem feito, ou quem sabe nem faça o que costumo fazer com desenvoltura em outros dias.

Eu disse que talvez você precise fazer por si mesmo o que eu costumo fazer por você.

As preocupações nos pressionam e sentimos essa pressão nos tocando como um envoltório que nos engloba o corpo todo.

Acredite também que não é por falta de fé em Deus. Cada um sabe qual é o seu espinho na carne. Esse é o meu, mas não o escondi, antes o revelei.

Eu sei que a graça do Senhor nos basta. Mas, um pouco de colaboração daqueles que me cercam ajudaria bastante.

Eu cobro muito de mim, eu sei também que aceito muitas cobranças de terceiros, eu sei que a minha mente pesa sobre mim.

Eu sei...

Mas o que eu sei não muda definitivamente o modo como estou. Sim, estou. Mas estar não precisa ser definitivo, e nisto guardo a minha esperança, qualquer dia desses eu vou acordar e ouvir que descobriram a cura para a fibromialgia.

No entanto, enquanto esse dia não chega, não me olhe com menosprezo, não me desdenhe com o olhar, não diga palavras ásperas, não use a palavra ' sempre' para dizer uma crítica negativa, como: " Você está sempre com dor de cabeça". Ou frases do tipo: "Todo dia você reclama de uma coisa".

Ei! Você acha que gosto disto?

Você acha que estou feliz por não disposição o tempo todo?

Se você se incomoda com as minhas queixas ou apenas com as minhas expressões em silêncio, Imagine o quanto eu me incomodo em sofrer as minhas queixas, não apenas ouví-las, mas sentindo na carne e na alma também.

O mesmo esforço que se gasta para fazer uma crítica negativa ou um desdém pode, perfeitamente, ser desprendido para dizer coisas boas e fazer coisas boas.

Todos gostam de pessoas alegres, saudáveis, ágeis.

Mas todos que são de carne e osso podem não estar assim todos os dias.

É fácil amar os "alto- astrais", mas há dias em que é necessário usar esse amor para não deixar a estrela de alguém se apagar.

Hoje, não quero fazer nada, nem sorrir, nem chorar.

Mas quem sabe, se amanhã não estarei melhor, porque em relação ao seu apoio e à fibromialgia, ele pode não me curar, mas com certeza vai tornar tudo bem melhor, mais fácil de suportar, afinal, a sua compreensão será um problema a menos para me preocupar. Faz a sua parte, cuide de você, mas não me deixe de lado, pois Deus ergue do pó o necessitado, e amanhã...

Bem, amanhã carrega consigo muita coisa boa para quem crê em Deus.

P.S. : Isto não é uma narrativa pessoal, mas uma compilação de poucas vivências de muitas pessoas ;)