Carta ao Respeito

Carta ao Respeito (inspirada no belo texto "Carta à Tristeza", de Fernanda Young)

Querido Respeito,

Há muito não te vejo circulando entre nós. O que será que está havendo? Seu sumiço tem trazido sérios problemas para a humanidade. Tenho visto e ouvido coisas que jamais pensei, quase todas envolvendo seu desaparecimento.

Suas visitas têm se tornado cada vez mais raras, sinto sua falta... sinto falta dos frutos doces que você costuma trazer sempre que nos visita, entendimento, delicadeza, cortesia...

Como vai sua irmã Empatia? Ela também tem andado sumida do nosso meio. Diga a ela para aparecer, vocês dois são uma dupla imbatível! Outra que raramente tenho visto é a sua amiga Solidariedade, por onde ela anda? Algumas vezes tenho notícias de que ela está trabalhando em catástrofes e desastres, mas depois, geralmente desaparece ou faz aparições isoladas.

Sabe, Respeito, seu sumiço tem causado muita confusão. Sem você, as pessoas não se entendem e alguém sempre sai ferido ou magoado. Sem você, as palavras se tornam armas perigosas e as atitudes, às vezes violentas. Muitas pessoas ultrapassam seus limites, desconsideram a opinião do outro, não sabem lidar com as diferenças. Como estabelecer uma comunicação saudável sem você? Difícil...

Queria te avisar que alguns inimigos conhecidos têm se aproveitado de sua ausência. Outro dia, o Egoísmo fez um estrago numa família que conheço. E a Corrupção? Ela está enorme e cada vez mais sem noção! Sabia que ela se instalou no coração de várias pessoas? Isso tem piorado os sérios problemas que estamos enfrentando nessa pandemia, sem falar na Maldade e na Intolerância, elas têm feito a festa sem você por aqui. Precisamos urgentemente que aquelas suas amigas também apareçam, a Vergonha e a Justiça.

Sabe, Respeito, seu desaparecimento causa sofrimento. Muitas vezes fica complicado manter alguns relacionamentos sem sua companhia e algumas vezes precisamos nos afastar de pessoas que parecem preferir não ter você por perto. Alguém já disse “respeito é tudo” e eu concordo.

Vou terminar pedindo que venha com urgência, todos estamos precisando. Tudo fica mais fácil de resolver com sua ajuda e seus frutos nos fazem muito bem.

Aguardando ansiosa,

LuCosta.

-----------------//////////////------------------

Bela interação do meu amigo Serra Geral. Obrigada!

CURA é a própria DOENÇA

O REMÉDIO, O TRATAMENTO;

A VACINA, É O AMOR;

A BONDADE, O LINIMENTO;

MAS QUE IRONIA...

A CURA CERTA É A DOR!

(Serra Geral)