Carta aos estudantes

Prezado (a) estudante,

Não está nada fácil para você estudar em contexto de pandemia. E saiba que igualmente não está incomplexo para seus professores, eles também sofrem. É momento de resiliência, de empatia, de ser gentil, porque todos tem suas dores e carregam seus pesos. Entender nossa realidade é o primeiro passo para não se culpar e entender seus limites.

Apesar do momento em que vivemos, sei que você tem seus sonhos e muitos deles podem parecer ainda mais inalcançáveis agora. Mas, calma, você é novo (a). Ainda tem muito pela frente. Deixo bem claro, que você terá que lutar muito para conquistar seus sonhos. Não vai ser fácil. No entanto, você estudante é guerreiro e quando quer algo, nada te impede. Acredite no seu potencial. Não é clichê, é verdade! Acreditar em algo, já garante parte da vitória, porque sem acreditar, aí sim, torna-se totalmente impossível.

Toda conquista requer foco, dedicação, esforço, disciplina, e ninguém nasce com essas características, elas são adquiridas com o hábito, com a prática. É importante entender que não fazemos só aquilo que gostamos. Precisamos fazer muitas coisas que não são agradáveis mas, a longo prazo nos darão resultados positivos. Estudar, para a maioria não é prazeroso, mas vai te tornar um ser humano mais inteligente, sábio, que conhece muitas coisas, que sabe falar de vários assuntos, que tem conteúdo, que sabe tratar as pessoas, que vai conseguir um bom trabalho, enfim, vai ser muito bom para você no futuro, o fato de se dedicar aos estudos hoje, mesmo que esteja sem vontade às vezes. Assim, você possivelmente não será uma pessoa fútil, vazia, egoísta e sem ideais.

Eu sei, pode ser chato, cansativo, frustrante, e pode ser que você queira muito mais assistir a uma série, ou jogar. Entretanto, o que será mais enriquecedor para sua vida?

"Há tempo para todas as coisas": tire seu tempo para estudar e tire seu tempo para descansar e se divertir também.

Não é que a educação seja a salvadora para todos os problemas da humanidade. Não é não. Porém, a educação é uma das possíveis formas de vencer. Existem outras formas de uma pessoa conseguir avançar, como políticas públicas de qualidade, dentre outras... Mas falo, como alguém que era uma criança pobre, que morava em uma casa de madeira, beneficiária do programa bolsa família, que viu nos estudos uma chance, foi bolsista integral do ProUni, fez Pós Graduação e Mestrado em uma Universidade Federal (UFES) e hoje quer te motivar e dizer: se eu consegui, você também consegue!

Não desista! Independente das suas circunstâncias, classe social, ou de qualquer coisa. Lute pelos seus sonhos. Queira com todo o seu coração. Tenha foco e determinação, que você vai alcançar seus objetivos. Não falo sobre viver imaginando, acreditando e acomodado (a), pelo contrário: digo a você para acreditar, mas lutar, até o fim: estudar enquanto outros estão passeando, por exemplo, seu objetivo requer renúncias, requer escolhas que são difíceis às vezes. Mesmo assim, siga sem desistir.

Um dia você vai olhar para trás e dizer: "_Valeu a pena!"

Ghane Kelly Gianizelli
Enviado por Ghane Kelly Gianizelli em 30/04/2021
Reeditado em 03/05/2021
Código do texto: T7245103
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.