Texto de Despedida á Mãe do meu Amigo Glauciano, Dona Aurilene Galvão.

Já faz muito tempo que eu não conversava com a sua mãe. Leninha…

Embora eu a visse diversas vezes na sacada da casa dela, conversando com seu Marido (vosso pai) ou então ao telefone, sozinha absorvida em seus pensamentos. De uns meses pra cá eu só a via por esses ângulos.

Distante, porém visível. Foram várias às vezes em que caminhei com ela na volta ou na ida para a igreja, no ônibus em conversas paralelas sobre a vida de professora ou sobre o fato dela ter aparecido no Fantástico. Que mulher incrível, não é mesmo? Sempre com uma história de superação e esforço pra contar.

O que nela me chamava mais a atenção era a profunda admiração e o amor que sentia pelos filhos e família. Sempre protegendo e orientando ou zelando por eles. Contando histórias de como a vida era difícil no passado mais que atualmente era muito bom.

Você nem sempre gostou disso meu amigo, dos puxões de orelha, das broncas e dos castigos, mas acredito que com o tempo e experiência que foi adquirindo com a vida, foi entendendo o modo de agir de sua mãe, que como qualquer outra mãe, sentia uma dose imensa de preocupação pelos filhos. Ainda mais o caçula que um dia já fora um pouco rebelde.

Com certeza, não há melhor maneira de testificar o quanto a pessoa se importa com a gente, se não com o passar dos anos. Com o passar das situações e das circunstancias.

Quando erramos, estão sempre lá para nos apoiar. Quando caímos estão sempre a postos pra nos dar as mãos e ajudar a levantar e ensinar que está tudo bem cair de vez em quando, que não pode é se acostumar a ficar no chão. Sua mãe era assim meu amigo. Justa e com uma sabedoria de fazer inveja a muita gente. Você herdou todas essas qualidades e as projeta em tudo e em todos ao seu redor, fazendo com que instantaneamente a (boa)memória de sua mãe venha a tona.

Eu a vi brigar com pessoas pra lhe proteger e vi você brigando com outras para fazer o mesmo por ela.

Eu vi amor nos seus olhos e amor nos olhos dela também. Esse amor não se acaba, meu amigo. Apenas se amplifica. Eu vi o que se espera de uma mãe que ama seus filhos e faria qualquer coisa por eles. Do primeiro suspiro até dois ou três segundos do coração parar de bater…

Existiam tantas coisas que você ainda queria fazer com ela, tantas experiências que você terá de ter sem ela fisicamente. Apenas com ela (bem)guardada para sempre dentro do seu coração e mente. Mas Deus sabe de todas as coisas.

Lembrando-se sempre do sorriso dela, dos conselhos, das broncas, das ideias, das experiências e até dos pequenos defeitos também. Que agora serão lembrados com imenso saudosismo.

Já faz muito tempo que eu não conversava com a sua mãe. Leninha...

Mas não irei esquece-la, meu amigo. Jamais.

Rafael Noles Delacroix
Enviado por Rafael Noles Delacroix em 01/05/2021
Código do texto: T7245454
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.