Carta à Tribuna sobre FHC

Este texto foi redigido em 7 de novembro de 1998 e endereçado ao jornal "Tribuna da Imprensa", do Rio de Janeiro. Acredito que foi publicado, pois a Tribuna em geral publicava minhas cartas. Mas teria de cotejar com o recorte, que precisaria localizar.

"Seria interessante se o Presidente Fernando Henrique pegasse a encíclica "Rerum Novarum" (1891) do Papa Leão XIII, para uma leitura atenta. Descobriria então que o seu sistema de governo - liberal e globalizante - choca-se frontalmente com a doutrina social da Igreja Católica. Veja-se por exemplo o nº 29: "Façam, pois, o patrão e o empregado todas as convenções que lhes aprouver, cheguem inclusive a acordar na cifra do salário: acima da sua livre vontade está uma lei de justiça natural, mais elevada e mais antiga, a saber, que o salário não deve ser insuficiente para assegurar a subsistência do operário sóbrio e honrado". E ressalva que, se isto não vier a ocorrer por imposição do patrão, é "uma violência contra a qual a justiça protesta".

Seria delírio afirmar que a atual política salarial atende às recomendações do grande pontífice."

NOTA em 25/5/2021: depois tantos anos e de todo o mal que fez ao povo brasileiro, FHC continua dando palpite na política brasileira.