Controle emocional é impraticável

Querido mestre.

Não sou capaz de controlar minha reação quanto ao azedume de uma fruta. Eu posso escolher não come-la, mas uma vez feita a escolha de consumir uma fruta azeda, o resultado será o azedume em minha boca.

Da mesma forma, minha emoções não atendem as minhas decisões. Fosse assim, bastaria eu escolher sintonizar na alegria e seria um homem sempre feliz.

A verdade mestre, é que minhas emoções são reações aos fatos que me acontecem. Até posso, por bom senso, me afastar de fatos que podem me causar tristezas. Mas há fatos que não dependem de mim. E quando esse fatos chegarem, terei que colher o azedo se for azedo.

Por isso digo que é impossível controlar as emoções e também impossível ser feliz o tempo todo.

Querido Lanu.

Suas emoções não são reações que tu tens em relação aos fatos, como tu dissestes. Analisa com cuidado e perceberá que suas emoções são reações não sobre os fatos, mas sobre as suas opiniões sobre os fatos. São as tuas opiniões sobre os fatos que movimentarão suas emoções. Mude suas opiniões e você terá novas reações emocionais.

Se tiveres retas opiniões, terá alcançado o controle emocional que todo filosofo pretende.

Mestre. Mas se me furam a mão com um prego. Como ter uma reta opinião sobre isso?

Sempre haverá coisas dolorosas e desagradáveis, Lanu, independente de sua opinião. Se és filosofo, saberá que deves se afastar da dor, se tal afastamento não for nenhuma causa de injustiça para outro. Contudo, se para ser justo, o afastamento da dor é impraticável, aprenda a ter uma reta opinião sobre essa dor e verás como ela se atenua. Também deves cultivar uma reta opinião sobre as adversidades do destino. Toda revolta ou rejeição daquilo que é, é uma forma de ateísmo. Cultive a reta opinião de que tudo que acontece ao homem é próprio ao bem desse homem.

Sabe Lanu, que no dia a dia, tuas frustrações não são pela adversidades do destino, mas por sua opiniões tortas, que te permite expectativas, anseios e desejos que uma vez frustradas geram dor. Sintonize sua opinião na retidão e verás como é possível sintonizar na felicidade, felicidade que permite uma oscilação de dor e prazer, desde que subjugadas pela virtude.

De fato, Lanu, o controle emocional é impossível se não perpassar por um controle mental de suas próprias opiniões. Por isso te incentivo na busca da sabedoria.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 09/06/2021
Código do texto: T7274941
Classificação de conteúdo: seguro