Escola

Como alguns sabem, sou, melhor dizendo, fui professor de Geografia. Mesmo desde antes de me formar na Universidade Federal do Rio de Janeiro, por 3 anos lecionei em escola militar e em escola particular; Conheço do assunto até mesmo porque até hoje ainda trabalho indiretamente com educação, com curso livre, instrução de na maioria jovens interessados em cair no mercado de trabalho um pouquinho melhor preparados do que antes.

Vou desmentir agora no meu ponto de vista um grande problema, menor do que muitos outros pouco discutidos ou pelo menos, menos discutidos; Sei que serei duramente criticado por meus ex-colegas de profissão, mas tenho de dizer... O salário dos professores não é, tão baixo quanto reza a lenda.

Todos salário de professor está ligado a carga horária a qual ele dedica seu tempo a determinada escola então quando reivindicam melhores salários para Município ou Estado, o valor citado nunca é o único salário com o qual ele sobrevive pois se fosse não haveria mais no Brasil essa profissão tão ingrata. Mesmo sabendo que... leva-se trabalho pra casa, essa é a pior parte.

O esquema está podre já ruiu por dentro, e a pior coisa que já fizeram com a educação pública foi quando se estipulou limite de reprovação, pois isso prejudica enormemente o ensino e leva cada vez mais despreparados os nossos estudantes ao término de um ensino incompleto; chegando ao cúmulo de se ter na sexta série, ás vezes sétima série, hoje não mais chamada de série, alunos mal alfabetizados.

Outra coisa que me revolta é a quantidade absurda de Faculdades e Universidades particulares de péssima qualidade, e o detalhe é que observo isso no Rio de Janeiro, que é talvez uma das cidades que mais tenha estudantes de outros estados da Federação, devido justamente à qualidade de suas instituições particulares e públicas.

Se no passado a percentagem da população escolar que chegava ao Terceiro Grau era 1%, é lastimável ainda mais que esse dado percentual esteja sendo aumentado hoje na marra, sem a mínima preocupação com a comprovação da qualidade dessas instituições; Acaba se tornando tudo uma grande enganação, a velha história de se tampar o sol com a peneira!

Pablo M. Rodriguez

Paez
Enviado por Paez em 19/11/2005
Código do texto: T73614