Carta aos professores do amanhã

Queridos professores que o futuro reserva, sei que são tempos difíceis para vocês que nutrem o sonho de transformar o amanhã de tantos seres humanos por meio do poder transformador da educação, mas não desanimem, pois tudo valerá a pena. Vocês um dia ainda vão olhar para trás e irão se orgulhar de tudo o que fizeram. Toda vez que um aluno lhes disser: “Obrigado, professor. Você mudou a minha vida”, haverá uma única certeza: a de que a persistência pelo caminho sinuoso da docência foi a melhor escolha, apesar de tantas adversidades. Não deixe que abalem seu mais nobre sonho de transmitir conhecimentos e de formar cidadãos instruídos e de caráter. Os ventos políticos atribulados agitam as águas do saber compartilhado, as tempestades de negacionismo e de descrença no potencial de nossos estudantes, aliadas à infeliz falta de investimentos em escolas públicas são um momento passageiro. Ainda há esperança, ainda há salvação, principalmente porque vocês farão parte desse processo de reconstrução dos valores sociais, morais e científicos. Jamais duvidem da importância de seu trabalho, pois ainda que a evasão escolar signifique um obstáculo a ser superado, se vocês alcançarem um único estudante entre tantos, e fizerem a diferença de alguma forma, na vida desse ser humano, tenha a mais plena certeza de que seu trabalho é o mais especial do mundo.

Ser professor não é apenas ensinar história, é fazê-la; não é apenas ensinar a escrever textos, é escrever seu legado de resistência na luta pelos seus direitos e melhores condições de trabalho; não é apenas ensinar geografia, é saber seu impacto na humanidade e o seu lugar no mundo de um aluno. Sem o brilho que só vocês podem emanar, não há futuro nem perspectivas, portanto é fundamental que vocês façam do aprendizado, sua mais valiosa herança… Sim, eu vejo que é nítida uma cruel desvalorização, uma verdadeira pedra no meio do caminho pelo qual a carreira pedagógica atravessa, mas tudo isso não depende só de vocês, a luta é coletiva e a conscientização é imprescindível. Ser professor no Brasil de hoje é um ato de ousadia e coragem. Vocês, meus queridos, que permitiram viver em um constante estado de aprendizado, com um compromisso com aquilo que emanam ao mundo, personificam o exemplo, desde o mais brando gesto até a mais efervescente das ideias. A base de toda civilização cabe à educação das crianças e jovens, sendo a sala de aula, um solo sagrado que oportuniza a evolução intelectual e interpessoal, um microcosmo social onde ainda é possível semear as boas lições e acender a fagulha do senso crítico. No mais, a vida de professor, longe de ser o céu daqueles que buscam a fama e a riqueza, é o paraíso daqueles que buscam uma vida significativa que imortalize sua existência na luz eterna do saber.

Desejo-lhes todo o sucesso nessa árida, porém gratificante jornada, todo o amor pelo saber e pela transmissão desse, refletida na boa convivência entre professor e estudante. Que a justiça, a honestidade, a paciência, a empatia e os mais elevados princípios os acompanhe sempre. Desde já, todo o meu apreço e admiração são seus, educadores da nação e edificadores do mundo.

Flora Fernweh
Enviado por Flora Fernweh em 15/10/2021
Código do texto: T7364516
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.