Uma carta para 2022

Sei que não será fácil escrever essa carta para você, 2022, porque os anos anteriores não foram muito bons, então estou receiosa e não pretendo criar muitas expectativas.

Em 2019 perdi meu afilhado Mairton, minha tia Sônia e meu avô paterno, pessoas muito importantes para mim. Achava que tinha sido um dos anos mais difíceis, de fato foi.

No entanto nunca imaginei que 2020 viria pesado e carregado de explosivo com uma bomba mortífera que foi a pandemia do novo coronavírus que desencadeou a COVID-19.

O ano de 2021 foi difícil e arriscado. Houve muitas perdas, famílias dilaceradas pela dor da perda de parentes, às vezes de três pessoas de uma família só, que foi o caso de uma família do Cangalheiro aqui na minha cidade. Muito triste mesmo.

Estávamos numa correria desenfreada até ser deflagrada a Pandemia do novo coronavírus – COVID-19. As escolas pararam, os comércios fecharam e o modo de vida mudou. Nós tivemos que ficar em casa, sem poder sair para lugares secundários. Saíamos somente para lugares como farmácias, supermercados, postos de gasolina, ou seja, só usávamos os serviços essenciais.

Em 2021, as coisas pioraram, mais pessoas próximas perderam a luta para a COVID-19. Pessoas muito próximas e até mesmo, amigos e amigas. Gostaria de listar algumas delas aqui – Diretora Edneuza, professor e poeta Carvalho Júnior, professora Vanuza, professora Evangelina, professor Adriano, professor Francisco Marques, professor Arimateia (Ary), professora Dalva e Dutra do PT, dentre outras pessoas especiais.

2020 e 2021 foram dois anos bem diferentes de todos que já vivi até hoje.

Isolamento social, uso de máscaras, higienização das mãos com água, sabão, álcool em gel, distanciamento social.

Uma vida sem graça, sem beijos e abraços.

Reunião pelas plataformas sem aperto de mão.

Foram dias de sufoco, dias de solidão.

No entanto, sobrevivemos e graças a Deus estamos aqui para relatar e refletir tudo o que passou e sobre o que podemos fazer para que o mundo possa se tornar melhor apesar de tão grande dor que o mundo vem enfrentando.

Portanto, 2022, traga amor, esperança, força, fé, bonança, perseverança e principalmente saúde para todos nós.

Um ano novo e feliz é o que esperamos de 2022.

Marinalva Almada
Enviado por Marinalva Almada em 26/12/2021
Código do texto: T7415286
Classificação de conteúdo: seguro