Cartas para 2022!!!

O ano de 2022 pode ser um ano promissor para aqueles que buscaram de alguma forma fazer algo novo em 2021, aquilo que nunca tivemos coragem de realizar nos anos anteriores. O mês de janeiro é conhecido como aquele do planejamento. Qual será a nossa prioridade esse ano? Precisamos contar como foi o nosso passado para analisar o presente e sonhar com nosso futuro.

Às vezes acontecimentos de poucos dias equivale há anos. Podemos avançar 20 anos em apenas um único ano apenas. Como também podemos viver vários anos sem nos sentirmos a fluidez no caminhar? Algo precisa mudar. Quando a tomada de consciência ainda não chegou? No final do ano sempre é bom elaborarmos uma reflexão do que se passou para planejarmos o próximo. O ano novo chega ao Brasil marcado pela estação do aquecer — conhecido como verão.

O segredo para chegarmos em 2022 renovados pode estar relacionado a tudo que construímos nos últimos anos e, principalmente, no ano de 2021. Se não fizemos aquilo que almejamos, agora, teremos o ano todo pela frente para fazermos aquilo que conduze bem ao coração e alma. Podemos, também, começar com o pé direito para fazermos aquilo que ainda não aconteceu e que não conseguimos conquistar. Rumo às metas para atingirmos os nossos objetivos e chegarmos ao destino pretendido.

Há uma indústria cultural gigantesca que se alimenta de que precisamos estar felizes no final ou no começo do ano. Dizem: “a fila anda” — “o passado não importa mais” — “para quê tristeza hoje é natal” — “tu és sempre do contra” — no natal… acho triste quando alguém diz: “é o único momento que abraço pessoas da minha família que passo o ano todinho sem falar”. Isso acontece, pois, existe incentivo social para isso permanecer e aconteça dessa forma. O “papai” Noel chegou atrasado cortou nossa história em fatias como se fosse um bolo de festa, o corte simboliza exatamente 365 dias. Ele saiu distribuindo e industrializou a alegria, a esperança e o amor. O final de ano é o período do milagre. Como aquele comercial de margarina — “família feliz”.

O começo do ano pode ser o mesmo de sempre. Cheio de alegria ou de tristeza. Pode diferir ou a mesma coisa de sempre. Na verdade, tudo depende muito daquilo que almejamos para aquele dia e para os próximos meses que virão. Não precisa ir para praia tirar uma foto para mostrar que se está feliz quando não. Você pode ir apenas refletir e chorar e não tem problemas se isso acontecer. Faz parte da vida. No final do ano é normal estamos exaustos. Lutamos diariamente para sobreviver. O começo de ano pode ser pesado, também. Afinal estamos refletindo tudo. Lembre-se que a vida é um movimento que vai e vem. O impossível sempre é suspenso quando o possível deve acontecer.

O que devo dizer-vos caro (a) leitor (a) sobre o ano de 2022?

Não espere colher aquilo que não plantou. Para termos os frutos precisamos primeiro da semente. A mudança vem de dentro. Não teremos um fruto novo se não plantamos uma semente nova. Do contrário, seremos sempre o velho a espera do novo. Quando chegamos ao fundo do poço e lá que encontramos a luz, pois, não tem como descer mais. A tristeza, a dor e a solidão, assim, como a felicidade, o amor, a alegria e o contentamento faz parte das emoções e sentimentos que o ser humano carrega consigo. O impossível está suspenso. A vida é movimento. Ela é contraditória.

Não podemos desejar que o outro tivesse compromisso de mudar ele e o mundo quando apenas ficamos na zona de conforto e do inconformismo querendo mudança somente do outro. Escute a música que te inspire. Leia o poema que acalma. Faço exercícios que te levanta diariamente. Desejo coragem, esperança, inspiração, movimento-ação e muito entusiasmo. O ser humano precisa de uma realização pessoal e muitas vezes ela dever ser construída em coletivo.

FELIZ 2022!